Projeto de indisciplina escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. LINHA: DIDÁTICA

2. TEMA: INDISCIPLINA, LIMITE E RELAÇÃO DE PODER ENTRE PROFESSOR E ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

3. PROBLEMÁTICA:

O que causam a indisciplina nos alunos da Educação Infantil?



4. JUSTIFICATIVA:

Existem controvérsias quanto aos motivos que podem ocasionar a falta de conduta moral e ética por parte dos pais, alunos e escolas. Cabe a nós reforçarmos assituações positivas e, sobretudo, dar exemplos concretos de atitudes coerentes com os valores que alardeamos.
É preciso considerar que a escola é o lugar da educação formal e que os alunos estão ali para se ajustarem às necessidades sociais, às regras de boa convivência, de respeito aos limites, pois a sociedade é movida dessa forma. No entanto, temos que respeitas leis e todas elas se referemao âmbito comportamental, ou seja, não da pra fugir dessas questões que terão de ser apreendidas cedo ou tarde.


5. OBJETIVOS:

5.1 OBJETITIVO GERAL:

✓ Discutir as inúmeras causas da indisciplina na Educação Infantil.



5.2 OBJETIVO ESPECÍFICO:

✓ Enfatizar a questão da indisciplina na Educação Infantil;

✓ Proporcionar uma boa comunicação entre a Escola ea família;

✓ Mostrar que o diálogo é a condição básica para qualquer ação pedagógica;







3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



Funções que antes eram dos pais passou a ser dos professores e instituição. Considerando a faixa etária da criança, acredita-se que é nessa etapa que se forma na criança muitos valores, regras que devem ser respeitadas como bons princípios que acriança levará para sua vida. Não se pode confundir. Dar limites é necessário, a criança precisa disso. A permissividade em excesso é nociva. E tudo que se vivencia na família, reflete na escola.
Isto leva a crer que as famílias deveriam ajudar na formação dos valores das crianças, tornando estas a terem responsabilidades de tornar o (a) filho (a) adaptado para o mundo moderno, proporcionando ascondições para a sobrevivência em uma sociedade global e competitiva.
Há um grupo de pais que, depois de matricular os filhos parece considerar sua missão terminada e daí em diante entrega à escola toda e qualquer problemática relacionada à educação (quer se trata de conteúdo, quer se esteja falando de formação ética ou cidadania). De uma maneira geral, esses são pais ausentes, que nãocomparecem a reuniões quando convidados ou que, quando chamamos para entrevistas ou reflexões em conjuntos, nunca podem ir.
Por outro lado há casos de indisciplina dos alunos da Educação Infantil por meio Escolar, na falta de interesse por não compreender a atividade proposta ou por falta de organização da “rotina” escolar, portanto é necessário o diálogo entre aluno-professor sobre oscombinados de como devemos nos comportar para realizar com sucesso tal atividade, pois cada atividade exige um tipo de comportamento diferente. Nos dias atuais não é possível organizar atividades em que exija do aluno o silêncio total e a inércia durante todo o período escolar.
Entende-se que o professor tem um papel essencial como o de contribuir e viabilizar aos alunos a construção deconhecimentos nesta etapa da construção básica. Em outras palavras o professor precisa ter muita criatividade, alegria, bom humor, respeito humano e disciplina tornando assim sua aula mais atrativa.
Considerando a falta de disciplina e autoritarismo por parte dos alunos em escola particular vale ressaltar que o conceito de “pagamento de mensalidade” não parte da própria criança e sim sãopensamentos que acabam sendo comentados pelos adultos e que influenciam as atitudes das crianças.
Quando as crianças são continuamente governadas pelos valores, crenças e idéias dos outros, elas desenvolvem uma submissão (se não rebeldia) que pode levar ao conformismo irrefletido na vida moral e intelectual. Em outras palavras, enquanto os adultos mantiverem as crianças ocupadas em aprender o...
tracking img