Projeto de horta escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO

A sociedade de hoje vive em uma realidade de que tudo vem do mercado. Muitas pessoas acham que tudo vem do “saquinho” ou da “caixinha”. Devemos mudar essa visão do mundo. O contato com a terra faz os alunos desligarem-se do mundo virtual e cibernético, deixando o sedentarismo de lado e reintegrando-se a um mundo inovador, cheio de descobertas e realidades.
Em nosso cotidianofala-se muito em alimentação saudável, por isso devemos conscientizar as pessoas de que na maioria das vezes a saúde vem da própria horta. A horta pode beneficiar todos os membros da sociedade, neste caso a instituição escolar, visando melhorar e enriquecer o cardápio da merenda e minimizar os custos na cozinha.
Todos sabem que a merenda escolar foi ampliada ao ensino médio, alcançando assim umamaior quantidade de alunos que se alimentam mal pela manhã e que necessitam de uma boa alimentação durante o período da manhã, então é papel da escola fornecer uma alimentação saudável e balanceada aos seus alunos para que estes tenham um bom rendimento escolar.

2-JUSTIFICATIVA

O presente projeto visa uma aproximação saudável e criativa de alunos do ensino médio ao meio ambiente, fazendo com queambos sejam beneficiados.
Cada pessoa pode-se tornar mais próximo do meio em que vive, começando a cultivar uma horta; resgatando valores e atitudes saudáveis para com o meio ambiente e consigo mesmo, pois, são nas menores coisas que ajudamos a natureza a se reerguer e manter-se viva.
Os alunos envolvidos neste projeto variam de idade e conhecimentos sobre o assunto, e esse projeto iraproporcionar a eles uma roda de conhecimentos (troca de experiências) e o principal de tudo, trará a todos uma maior valorização do meio em que vive e como se comportar perante ela, pois dela tudo se cria e recria, então a ajudando estamos também ajudando a nós mesmos.

3-DURAÇÃO

Como é um projeto continuado, ele não terá tempo determinado, pois todas as turmas da escola poderão usar trabalhar e sebeneficiar da mesma.

4-OBJETIVOS

4.1-Objetivo Geral
*Mobilizar crianças e adolescentes, para o uso da horta como um processo de socialização e resgate social e educacional, além de implantar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico e o ser humano, como parte integrante e agente de transformações do mundo emque vive.

4.2-Objetivos Específicos

*Estimular o cuidado, o respeito e o afeto pela atividade de horticultura.
*Promover o estudo de técnicas de plantio e cultivo de hortaliças.
*Estimular o habito de utilização de hortaliças na alimentação.
*Implantar a Educação Ambiental de forma dinâmica, destacando o papel primordial do ser humano na preservação dos seres vivos e, conseqüentemente, donosso planeta.

5-PROJETO

A promoção da saúde permite que as pessoas adquiram maior controle sobre sua própria qualidade de vida. Através da adoção de hábitos saudáveis não só os indivíduos, mas também suas famílias e comunidades se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável a vida cotidiana.
A nutrição é essencial para o bom desenvolvimento pois é responsável pelo fornecimentode nutrientes e benefícios e sabe-se que o organismo necessita de certos elementos que regulem o funcionamento dos diversos órgãos sem os quais não haverá saúde.
Esses elementos são vitaminas e os sais minerais encontrado em grande quantidade nas hortaliças, por isso é necessário o seu consumo diário.
Pensando nisso e nos benefícios trazidos pela horta, foi então implantada na escola uma hortapara ajudar na nutrição das crianças e dos adolescentes.
Para que se possa instalar a horta, devem ser observadas algumas coisas, como:
* CLIMA: no geral as hortaliças preferem um clima ameno para seu melhor desenvolvimento; altas temperaturas favorecem o florescimento e a maturação; baixas temperaturas retardam o crescimento, frutificação, maturação e induz o florescimento indesejável; excesso...
tracking img