Projeto de gerenciamento de residuos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ.
CORDENAÇÃO DE LICENCIATURA PLENA EM QUIMICA
CURSO LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA

Douglas Mariano Dantas
Rose Tyciane Corpes Matos

PROJETO DE EXTESÃO

Implantação de um Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos nos Laboratórios de Ensino e Pesquisa do Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Belém.

Belém
Janeiro/2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ.
CORDENAÇÃO DE LICENCIATURA PLENA EM QUIMICA
CURSO LICENCIATURA EM QUÍMICA

Douglas Mariano Dantas - 2012860013
Rose Tyciane Corpes Matos - 2012860036

Implantação de um Programa de Gerenciamento deResíduos Químicos nos Laboratórios de Ensino e Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Belém.

Projeto apresentado à disciplina de Física e Metodologia Prática, ministrada pela professora Msc. Arlindo , para a obtenção de nota referente à segunda BI da turma C862-TN do Curso Licenciatura em Química do IFPA.

Belém
Janeiro/2013

SUMARIO

1.0 INTRODUÇÃONo atual cenário à adoção de estratégias de escopo relacionado à preservação ambiental, observadas atualmente nas mais elementares atividades humanas, é resultante de uma evolução da conscientização dos cidadãos e empresas sobre os danos causados por uma verdadeira miríade de atividades, quer seja em processos industriais, quer seja nas residências. Esse avanço se fez notório, sobretudo, nasúltimas duas décadas, sendo uma das preocupações principais a questão da geração de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos que, de uma maneira ou outra, têm seu destino final na atmosfera, nos solos e nos corpos d’água, lóticos e lênticos, naturais e artificiais, continentais, costeiros ou oceânicos (MOZETE e JARDIM, 2002; TAVARES e BENDASSOLLI, 2005).
Em relação aos resíduos químicos de um modogeral, as indústrias são as maiores geradoras em termos de volume e periculosidade, onde a maior parcela está concentrada no estado de São Paulo, considerado a região mais industrializada do país (PASSOS, PEREIRA e TOMICH, 1994). É também verossímil que a geração de resíduos não é exclusividade das indústrias, uma vez que em laboratórios de universidades, escolas e institutos de pesquisa também sãogerados resíduos de elevada diversidade e volume reduzido, mas que podem representar 1% do total de resíduos perigosos produzidos em um país desenvolvido (ASHBROOK e REINHARDT, 1985).
“A geração de resíduos químicos em instituições de ensino e pesquisa no Brasil sempre foi um assunto muito pouco discutido. Na grande maioria das universidades (e em especial nos Institutos e Departamentos de Química),a gestão dos resíduos gerados nas suas atividades rotineiras é inexistente, e devido à falta de um órgão fiscalizador, o descarte inadequado continua a ser praticado” (JARDIM, 1997, p.671).

Essa constatação tem levado a efeito que a questão do gerenciamento de resíduos químicos, frutos de atividades de ensino e pesquisa, seja um tema de pesquisas e discussões que vem cada vez mais ocupandoespaço no meio acadêmico brasileiro, motivado também pelo importante papel que as instituições de ensino e pesquisa exercem na formação de recursos humanos acostumados às práticas de gestão ambiental.
2.0 PROBLEMÁTICA
As instituições de ensino superior e técnico, no Brasil, são responsáveis por cerca de 1% dos resíduos químicos gerados (TAVARES; BENDASSOLI, 2005 FARIA; OLIVEIRA; SANTOS, 2010).Este percentual aparentemente pequeno torna-se preocupante, dada a persistência de tais resíduos no meio ambiente, o que pode causar graves prejuízos à fauna e à flora (FARIA; OLIVEIRA; SANTOS, 2010: 06).
Os alunos de nível médio, técnico e graduação raramente, em suas práticas laboratoriais, são instruídos corretamente sobre a geração de resíduos e seu devido tratamento antes do descarte....
tracking img