Projeto de filosofia - plano de curso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Universidade Federal do Espírito Santo

Centro de Ciências Humanas e Naturais

Departamento de Filosofia









Curso: (74) Filosofia

Disciplina: LABORATÓRIO DE ENSINO DE FILOSOFIA

Professor: JOSÉ PEDRO LUCHI

Nome do Aluno: Fabíola Corrêa Pereira













Vitória
2010
Fabíola Corrêa Pereira













PLANO DE CURSO E PLANO DEAULA









Estudos de Filosofia apresentados ao Departamento de Filosofia do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, aos cuidados do Profº Drº JOSÉ PEDRO LUCHI, como requisito fundamental para as avaliações semestrais.











Vitória

2010“Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe tiver sido pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.”

Martin Luther King











































INTRODUÇÃO



Esta atividade conta com um plano de curso segundo os PCN´S utilizados pelo GOVERNO DO ESTADO DOESPÍRITO SANTO, em sua orientação aos professores da rede estadual para cumprir a estruturação do plano de aula administrado nas escolas da mesma rede.

Cabe a mim estudante de Filosofia lembrar que: a maioria das vagas de Filosofia na rede estadual, municipal e inclusive particular, são ocupadas por profissionais de áreas afins e não por um aluno ou graduado em Filosofia, o que torna aimplantação desta disciplina algo mal interpretado, visto que, os profissionais de áreas afins, tem pouca ou nenhuma compreensão do conteúdo, visto que até mesmo para nós alunos o universo filosófico está em constante descoberta.

Mas o que ocorre é que estes profissionais, descaracterizam muito a disciplina, pois aplicam situações que não correspondem à Filosofia ou mesmo quando colocam algo para osalunos, não são capazes de discutir e tampouco levar o aluno a uma reflexão consistente.

É imprescindível que o professor de filosofia seja crítico, mais imparcialmente neutro, capaz de sempre jogar com os dois lados, e oferecer alicerces para que o educando seja capaz de se posicionar com criticidade e opinião própria.

Na disciplina de Laboratório de Ensino de Filosofia, nós alunosbuscamos moldar nossas atitudes para nos aproximarmos de profissionais capazes de despertar em nossos alunos um apreço maior pela pesquisa e indagação, pela reflexão e a importância de se buscar a sabedoria.





















PLANO DE CURSO SEGUNDO PCN´S




OBJETIVOS




Incentivar o aluno a se perceber com agente ético e concretizante do meio.Provocar o raciocínio, a reflexão e a crítica,cultivando o interesse pela cultura e o prazer da interrogação que a filosofia nos propõem.



O aluno deve se perceber como parte do meio, agente ativo da situação, aquele que tem participação fundamental no meio em que vive observando as transformações e situações do seu cotidiano sempre com uma atitude indagadora e de forma arefletir crítica e eticamente com sabedoria e imparcialidade.







OBJETIVOS ESPECÍFICOS




Criar situaçãoes em que o aluno possa integrar-se e participar de discursões de cunho filosófico, questionando-se sobre a essência, comportamento, causas e fundamentos de fatos responsáveis pelo andandemnto e funcinamento de reflexões do ser.






COTEÚDOSOs conteúdos ministrados estão voltados para o dia-a-dia do alunos, assim como na Sociologia, ele deverá discutir a capacidade de indagar e procurar filosoficamente, explicar o acontecimento, a causa e as formas de resolução de uma problemática.




Os conteúdos propostos são:




. O que é filosofia?




_ Filosofia, mito e senso comum....
tracking img