Projeto de extensão “o xadreze a interdisciplinaridade”

2740 palavras 11 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO MARANHÃO
CAMPUS CAXIAS

PROJETO DE EXTENSÃO
“O XADREZE A INTERDISCIPLINARIDADE”

Orientador: Werton Alvarenga Bastos
Bolsista: Mateus Oliveira Leitão

Caxias – MA
Fevereiro-2012
RESUMO:

O projeto tem a finalidade de realizar atividades de extensão permanente sobre a prática do xadrez, com o objetivo de socializar o conhecimento produzido pelo xadrez, em seus aspectos práticos e teóricos, desenvolvendo seus elementos de concentração, raciocínio lógico, tomada de decisões, criatividade e outros, aspectos esses que servem para estimular o interesse pela prática do xadrez, oportunizando ao praticante ferramentas necessárias para um bom desempenho em suas atividades educacionais, sociais, culturais e esportivas. As inscrições serão limitadas por turmas, com um número mínimo de 20 e um número máximo de 40 vagas. Essas vagas estarão disponíveis para os docentes e discentes do IFMA – Campus Caxias, podendo em um momento posterior serem oferecidas vagas para a população de Caxias.

PALAVRAS-CHAVE: Xadrez, extensão, raciocínio lógico.

PROJETO“O XADREZ E A INTERDISCIPLINARIDADE”

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos tem havido um crescente interesse pela utilização do jogo de xadrez em contextos escolares, interesse este que na maioria das vezes se baseia na premissa que o estudo e a prática sistemática do xadrez podem auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno, mais especificamente nas questões ligadas ao raciocínio lógico. Para exemplificar este interesse pedagógico no xadrez, vale a pena destacar três projetos em andamento no Brasil: um de âmbito municipal, outro estadual e outro federal.

Em Curitiba, a Secretaria Municipal da Educação possui, desde a década de 90, um programa de ensino de xadrez nas escolas que atende 90 das 168 escolas públicas municipais, proporcionando a prática do xadrez para 27.815 alunos.

No Paraná, a

Relacionados

  • Trabalho de serviço social
    53837 palavras | 216 páginas
  • Sistema prisional feminino
    28398 palavras | 114 páginas
  • Apostila Policia Civil
    197474 palavras | 790 páginas