Projeto de extensão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JUCINEIDE DA SILVA MACHADO ALVES

PROJETO DE AÇÃO:
APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PARA MULHERES DE BAIXA RENDA

Relatório apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, solicitado pela disciplina Estágio II – Projeto de Ação.

FEIRA DE SANTANA – BA.
2011
RELATÓRIO DE ESTÁGIO II – PROJETO DE AÇÃO

1. IDENTIFICAÇÃO OU APRESENTAÇÃO

UNOPAR – UniversidadeNorte do Paraná, Polo de Feira e Santana – BA.
Aprendizagem para Mulheres de baixa renda.

a) Estagiária: Jacineide da Silva Machado Alves
b) Nome do Espaço Territorial: Comunidade Queimadinha.
c) Endereço: Feira de Santana – BA.
d) Nome do Supervisor de Campo:
e) Período do Projeto de Extensão: 29 de Novembro a 18 de dezembro de 2010 / 24 de janeiro a 05 de fevereiro de 2011.

O Projetoserá executado na cidade de Feira de Santana – BA, no Bairro da Queimadinha, de fácil acesso. Sendo um bairro de muitas riquezas sociais, mas áreas com grandes desigualdades sócio-financeiras e exclusão social. Foi muito importante para o desenrolar desse Projeto de Ação.

BREVE HISTÓRICO DO BAIRRO

Este bairro surgiu no início do século XX, devido ao costume de comemorar o Natal com o Bando dasPastorinhas, que durante a noite fazia uma fogueira chamada “Queimadinha”, que iluminava as comemorações religiosas. É o bairro mais próximo do centro da cidade, lá existe uma rua central, Coronel Abdon Alves de Abreu, que percorre o local desde antes da fundação da antiga fábrica de cal, até se encontrar com a avenida Maria Quitéria, na altura do antigo Campo do Gado. A rua leva o nome do prefeitoque governou a cidade de janeiro de 1908 a outubro de 1912. Na localidade há muitas casas construídas sem nenhuma orientação técnica, muitas são frutos de diversas invasões e estão localizadas próximas à Lagoa do Prato Raso, que antes era uma grande lagoa, mas atualmente está praticamente toda aterrada e ocupada por moradias irregulares.

2. JUSTIFICATIVA

Devido às condições precárias e afalta de políticas públicas na comunidade, onde o chefe de família recebe renda mensal inferior a um salário mínimo, vivendo em condições anticonstitucional, faz-se necessário a implantação de um projeto com ação voltado a mulheres. Om a finalidade de capacitar a inserir no mercado de trabalho.
Através do Projeto de ação desenvolvido na comunidade essas mulheres terão consciência do quanto sãoimportantes para o crescimento sustentável familiar e para o desenvolvimento psicossocial na comunidade que está inserida.

.

3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVOS GERAIS

 O Projeto tem por objetivo geral contribuir de forma significativa para a melhoria das condições de vida das classes de baixa renda da comunidade da Queimadinha em Feira de Santana – BA.
 Acessibilizar a iniciação profissionalde mulheres domésticas em situação de precariedade financeira, pessoal e social da comunidade.
 Criar condições para o aumento da renda familiar, bem como o combate a desigualdade social, ocasionada pela falta de uma atividade lucrativa.
 Oportunizar a criação de uma categoria feminina no contexto profissional.
 Cooperar para o crescimento de uma comunidade sadia e protegida segundo aConstituição Federal de 1888.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Promover o reconhecimento das qualidades profissionais de mulheres por meio da iniciativa de aprendizagens profissionais específicos conforme a necessidade da comunidade.
 Estimular a geração de renda através da inserção em aprendizagem profissional.
 Criar condições para que as mulheres ingressem no mercado de trabalho.
 Viabilizara garantia dos direitos humanos adquiridos por lei.
 Fornecer instruções positivas relacionadas as aprendizagens profissionais para o crescimento dessas mulheres no seu cotidiano.
 Criar mecanismos ajustáveis na aprendizagem com interesse da classe em se profissionalizar-se, elevando a alta estima e conseguindo alcançar um objetivo comum: uma vida digna para a família.

4. PÚBLICO ALVO...
tracking img