Projeto de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CAMPUS III

PEDAGOGIA GESTÃO E DOCÊNCIA DE PROCESSOS EDUCATIVOS










ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV
AS MÍDIAS E O LIVRO DIDÁTICO: UMA ALIANÇA POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO











JUAZEIRO – BAHIA
OUTUBRO DE 2012
ALÉCIA CIBELE SANTOS DE SANTANA
JÉSSICA MELO DE ARAÚJOESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV
AS MÍDIAS E O LIVRO DIDÁTICO: UMA ALIANÇA POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO



Projeto apresentado à professora Edilane Carvalho Teles, como pré-requisito avaliativo da disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV, do curso de Pedagogia, Núcleo de Educação e Comunicação da Universidade do Estado da Bahia.





JUAZEIRO –BAHIA
OUTUBRO DE 2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO_________________________________________04


2. JUSTIFICATIVA________________________________________06

3. OBJETIVOS___________________________________________07

1. OBJETIVO GERAL
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS


4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA____________________________08

5.METODOLOGIA________________________________________11

6. POSSIBILIDADES TECNOLOGICAS_______________________13

7. RECURSOS___________________________________________13

8. CRONOGRAMA________________________________________14

9. AVALIÇÃO____________________________________________15

10. REFERÊNCIAS________________________________________16















TEMA

- Asmídias e o livro didático: Uma aliança possível para a educação.

1 - INTRODUÇÃO

Partindo das discussões sobre educação, comunicação e tecnologia no processo de ensino-aprendizagem percebe-se um entrelaçamento de todos na pratica educativa e na construção do conhecimento.

Diante da inserção das tecnologias na educação, a era digital tem contribuído para a construção do conhecimento. Hoje asescolas em grande parte dispõem de laboratórios de informática, no entanto muitas vezes o uso das mídias e tecnologias não tem dado um resultado satisfatório por conseqüência do uso inadequado desses aparatos.
Percebe-se que o ensino tem se limitado ao quadro branco e ao livro didático, sendo que o computador e a internet são apenas usados para a distração das crianças, que buscam divertimento emjogos sem nenhuma finalidade pedagógica. O que nos faz e refletir sobre a prática pedagógica e o verdadeiro sentido do educar, reavaliando os métodos de ensino, pois os recursos pedagógicos e tecnológicos desempenham papeis fundamentais e enriquecedores para desenvolvimento do aprendizado do aluno.

E foi pensando nessa perspectiva que as alunas do VIII período do curso de pedagogia dauniversidade do estado da Bahia – UNEB – DCH/III do núcleo de educação e comunicação (EDUCOM) Alécia Cibele Santos de Santana & Jéssica Melo de Araújo, sob orientação da docente Edilane Carvalho Teles almejam a realização deste projeto da disciplina de Estagio Curricular Supervisionado IV. Nele consta a justificativa da importância do desenvolvimento do estágio no processo formativo dos discentes depedagogia, assim como, a influência das mídias no processo de ensino/aprendizagem das crianças, objetivos geral e os específicos, fundamentação teórica, metodologia a serem desenvolvidas, possibilidades teóricas, recursos á serem utilizados, cronogramas das atividades, avaliação e referenciais.

Por meio deste projeto, queremos proporcionar aos alunos do 3° e 4° ano do ensino fundamental I aoportunidade de aprender fazendo uso do livro didático e das ferramentas disponíveis no computador.

Dessa forma, compreende-se que a escola é um espaço privilegiado onde se constrói conhecimento e oferece uma maior contribuição na formação do cidadão, e é através dos recursos que a mesma dispõe e das suas metodologias utilizadas que torna possível ao aluno a compreensão significativa, a descoberta, o...
tracking img