Projeto de estagio i uniasselvi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTÓRIA DO CAFÉ


Letícia Ivani Jorge
Tutora externa: Tânia Margarete de Borba
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0305) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
05/07/2011


RESUMO

Através deste Paper, será mostrado porque o café é tão importante para a nossas vidas, desde a sua trajetória, mostrando o caminho percorrido até a chegada no Brasil, etornando o Brasil um grande consumidor do café e também um grande exportador do mesmo, mostraremos os vários tipos de café e alguns números que o café mostra a sua importância na economia mundial e na economia nacional.



Palavras-chave: O Café no Brasil. Tipos de Café. A Produção Mundial do Café.



1 INTRODUÇÃO
Veremos neste trabalho, todo o trajeto do café, desde a sua descoberta naEtiópia, a sua importância e o caminho que o mesmo fez até chegar em nossas mesas mostrando toda a sua tradição pelos mais variados tipos e fazendo a satisfação de todos aqueles que consomem o café.
Segundo MERGULHÂO(1943), De acordo com a lenda, o café foi descoberto na Etiópia quando pastores notaram que seus rebanhos ficavam acordados a noite inteira depois de se alimentarem com folhas efrutos do cafeeiro. O café chegou à Arábia no séc. XIII. A palavra café deriva do árabe qahwah . Antes de ser usado como o conhecemos há 700 anos, foi uma comida, depois vinho e também remédio, o café passou da Arábia para a Turquia durante o séc. XVI e para a Itália no princípio do séc. XVII. Durante esse século, surgiram casas de café em toda a Europa e as pessoas se encontravam ali paradiscussões sérias. O café provavelmente veio para a América na segunda metade do séc. XVII.
Por causa das oscilações de preço, os países exportadores de café tentaram por muitos anos controlar o mercado internacional. Primeiro concordaram em fixar cotas para as exportações de cada país. Também tentaram controlar os preços, armazenando uma parte do café em vez de exportá-la. Essas tentativas datamde 1902; no entanto só em 1936 foi criado o Bureau internacional do Café .
De acordo com a ABIC(2008), a produção mundial de café é de mais de cinco milhões de toneladas, liderada pelo Brasil que produz cerca de dois milhões, mais de 35% da colheita mundial. A América Latina, onde o café é vital para a economia de muitos países, participa do mercado internacional com mais de três milhões emeio de toneladas, produzidas, além do Brasil, pela Colômbia (segundo produtor mundial), México, El Salvador, Guatemala e outros. A África, cujos países de maior produção são Costa do Marfim (terceiro produtor mundial), Angola e Etiópia, contribui com cerca de dois milhões de toneladas.
Os E.U.A. são o maior consumidor, importando cerca de 1/3 do café cultivado no mundo. Outros países queconsomem grande quantidade são França, Itália, Países Baixos e Alemanha Ocidental. Praticamente 18 grupos econômicos monopolizam o mercado consumidor de café. Nos E.U.A. dez firmas negociam internamente 75% do café importado pelo país; na Alemanha, cinco companhias controlam 60% do mercado interno; situação semelhante ocorre na Suécia e nos Países Baixos. O café contém cafeína, uma droga que agecomo estimulante físico e mental.


2 DA SEMENTE À XÍCARA
Segundo MERGULHÂO(1943), o Cafeeiro , originário da Etiópia, é cultivado hoje em Java, Sumatra, Índia, Arábia, África equatorial, Havaí, México, América Central e do Sul e Antilhas. É um arbusto com folhas sempre verdes e lustrosas. Atinge a altura de quatro a 6m quando adulto. Em quase todas as regiões de cultivo, os cafeeiros sãopodados até um máximo de 3,5m para facilitar a colheita ou para regularizar a produtividade.
No Brasil, geralmente, os cafeeiros não são podados e por isso um ano de grande produtividade é seguido por outro de baixa. Dois a três anos após a germinação, os cafeeiros começam a dar suas flores brancas, entrando gradativamente no período de frutificação, que pode durar muitos anos. O...
tracking img