Projeto de estágio pedagogia

Páginas: 7 (1512 palavras) Publicado: 12 de abril de 2011
Projeto de Estágio
PÚBLICO ALVO: 1º, 2º, 3º, 4º e 4ªs séries do Ensino Fundamental
DISCIPLINA: Estágio Docente no Laboratório de Informática
PERÍODO: de 12/04 a 11/06/2010

CARGA HORÁRIA: 180 horas
Introdução
Apresentação da proposta de trabalho para o Estágio Docente da Graduação em Pedagogia – PEAD/UFRGS 2010/01, no campo de estágio do Laboratório de Informática com os anos/sériesiniciais. Proposta em concordância com os Referenciais Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, os Referenciais Curriculares Lições do Rio Grande e o referencial teórico do curso, que apontam para a necessidade de trabalhar interdisciplinarmente com o uso das Novas Tecnologias no Ensino Fundamental.
Para desenvolver efetivamente uma educação cidadã e de qualidade, não basta instalarlaboratórios de informática nas escolas e utilizar o computador como substitutivo das ferramentas tradicionais usadas pelo professor em sala de aula. É preciso desenvolver um espaço e um tempo para as novas arquiteturas pedagógicas, em que o Laboratório de Informática seja um espaço interdisciplinar, seu professor responsável atue como um servidor de apoio, administrando o hardware e disponibilizandomultimídias e recursos hipermididáticos para um trabalho em parceria com seus pares nos diferentes campos do saber.
Princípios Orientadores
O mundo evolui em uma velocidade vertiginosa, razão de a tecnologia ser cada vez mais presente e necessária na vida das pessoas. Uma educação de qualidade visa à construção de competências e habilidades, para que o sujeito possa atuar de forma cidadã,contribuindo para a qualidade de vida, pessoal e da comunidade a qual pertence. Para isso, a aplicação das Arquiteturas Pedagógicas desenvolvidas em projetos de aprendizagem, fundamentados na Teoria da Flexibilidade Cognitiva (SPIRO) que, à semelhança de outras teorias de aprendizagem baseadas no Construtivismo de Jean Piaget e no Acoplamento Estrutural (MATURANA e VARELA), não se preocupa apenas com amera aquisição de conhecimentos, mas com sua construção de maneira sócio-interativa (VYGOTSKY).
Essa teoria pretende que os alunos sejam capazes de resolver problemas com base em conhecimentos pré-existentes e, com isso, desenvolvam a flexibilidade cognitiva para resolvê-los. Alguns conhecimentos não podem ser construídos espontaneamente, por fazerem parte do patrimônio da humanidade e teremse desenvolvido dentro do meio científico. Porém, através de atividades orientadas nessas arquiteturas, esses conceitos podem ser construídos, pois levam a conclusões muito próximas das postuladas cientificamente, como é o caso dos conceitos matemáticos.
Outra razão para utilizar as novas arquiteturas pedagógicas no planejamento de projetos de aprendizagem repousa nas teorias Construtivista e doAcoplamento Estrutural, que postulam a importância de se aprender na convivência e troca com o outro e com o meio, para nossa transformação e do próprio meio. Teorias que apontam a nossa influência sobre os objetos, e dos objetos sobre nós (no caso os computadores e também das interações com os pares), como indispensável para o crescimento, a compreensão e entendimento do mundo, elementosimportantes para aprendizagens significativas e para o desenvolvimento da alteridade.
Justificativa
A aprendizagem se faz significativa, no momento em que a criança percebe a utilidade e aplicação daquilo que aprende. Em Informática Educativa essa significação ganha um duplo significado, na medida em que, o aluno aprende interagindo com a máquina e utilizando esses novos conhecimentos para fazerintervenções cada vez mais complexas A aprendizagem em Informática Educativa se reveste da intencionalidade de provocar na criança o processo de aquisição e interpretação da língua escrita e da realidade e usá-lo realimentando o processo de investigação e experimentação que o uso do computador exige (PAPERT, 1994).
Para essa finalidade, softwares e sites são integrados à prática da SAI, com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto de estagio pedagogia hospitalar
  • Projeto de estagio pedagogia
  • Projeto de estágio do curso de pedagogia
  • estagio de pedagogia
  • Estagio para pedagogia
  • Estagio de pedagogia
  • estágio de pedagogia
  • estágio pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!