Projeto de esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

    O esporte é conteúdo hegemônico nas aulas de educação física nas escolas atualmente, porém sua aplicação normalmente se restringe a poucas modalidades, deixando de lado algumas outras importantes, como o atletismo, a dança e a ginástica. Além disto, o esporte é transmitido na maioria das vezes com a idéia da competição, uma idéia que deveria estar em segundo plano, pois o idealseria educar através do esporte.
    Estudando o assunto, percebeu-se que algumas abordagens pedagógicas falam desse problema e alguns autores também acreditam que é preciso transformar o esporte que é aplicado na escola em um esporte que ao invés de se preocupar em formar atletas, seja capaz de oferecer aos alunos um leque de opções de atividades que os ajude na sua formação.
    Nessepensamento, Oliveira (2005, p.203) pensa num projeto que transforme as aulas de educação física num trabalho de reflexão do esporte, onde as crianças experimentando e vivenciando o esporte, construiriam outros valores para as aulas, resgatando a prática social como elo entre ensino e produção, transformando a escola numa fábrica de esportes.
    Segundo Kunz (1994, p.56) o esporte na escola alcançariaseu objetivo, numa concepção crítico-emancipatória, quando as crianças puderem se desenvolver através dele, tornando-se adultos capazes de praticar esportes como crianças.
    Após essas considerações fica a dúvida: como transformar através das abordagens pedagógicas a aplicação do esporte na educação física escolar? As respostas são inúmeras, porém o foco desse estudo é na aplicação de maismodalidades esportivas nas aulas de educação física e no resgate do lúdico no esporte aplicado na escola.
    Nesse entendimento, Bourdieu (apud OLIVEIRA, 2005, p. 117) utiliza a dança como exemplo de atividade que se diferencia dos outros esportes por não se aprender simplesmente a repetição e sim a aprendizagem de expressões na ação corporal que transmitam sentimentos.
    Bracht (apud OLIVEIRA,2005, p. 200) afirma que a ação pedagógica deve ser voltada para a recuperação do caráter lúdico no desporto na escola. Logo em seguida, Oliveira (2005, p.199) afirma que com o resgate do lúdico, a tentativa de separação entre jogo e esporte, seria rompida.
    Em síntese, percebe-se que, no mundo escolar, o esporte vem sendo empregado de maneira inadequada. Verificou-se que algumas mudançasprecisam ser feitas no sentido de reorientar o sentido do esporte, dando maior ênfase ao lazer e menor à competitividade.
    O objetivo do presente estudo é contribuir para que de fato haja esta transformação do esporte na escola, discutindo algumas abordagens pedagógicas, mostrando o que essas falam sobre o esporte e indicando as possibilidades de aplicação dessa transformação.
O esporte na escola:sua realidade
    Sem dúvida alguma, o esporte é o conteúdo mais difundido nas aulas de Educação Física nas escolas. Sua prática é tão significativa no sistema de ensino escolar que deixou de ser o esporte da escola, para ser o esporte na escola, como se a Educação Física fosse subordinada aos princípios do esporte. Assim, a relação entre professor e aluno passou a ser uma relação deprofessor-treinador e aluno-atleta. (COLETIVO DE AUTORES (1992), apud CAPARROZ, 2007)
    Segundo a definição do Conselho Federal de Educação Física (2002, p. 26), o esporte é:
    a atividade competitiva, institucionalizado, realizado conforme técnicas, habilidades e objetivos definidos pelas modalidades desportivas, determinado por regras pré-estabelecidas que lhe dá forma, significado e identidade,podendo também ser praticado com liberdade e finalidade lúdica estabelecida por seus praticantes, realizado em ambiente diferenciado, inclusive na natureza (jogos da natureza, radicais, orientação e outros).
    Em que pese à definição acima, o esporte que se reproduz na escola, não é o esporte com ideais sociais e educativos, e sim o esporte cópia do esporte rendimento, que leva poucos o sucesso e...
tracking img