Projeto de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELO DO PROJETO DE ENSINO

Bloco de Conteúdo: Língua Portuguesa, Geografia e Filosofia
Conteúdo: Gêneros Textuais - Carta e Propaganda

Introdução

Relacionar filmes com o quotidiano éuma atividade importante a ser realizada dentro de uma sala de aula. Isso porque além de variar a apresentação do conteúdo, o filme dá a dimensão exata de como é realidade e os alunos podem identificaraspectos comuns que ali estão retratados e relacioná - los com a própria vida.
A utilização do Filme Central do Brasil além de abrir caminhos para uma série de discussões como a migração, oanalfabetismo, a exploração humana, também permite que sejam trabalhados os gêneros textuais carta e propaganda que são muito abordados no filme, além de favores um trabalho multidisciplinar e contextualizadoenvolvendo disciplinar que muitas vezes são desenvolvidas de forma isolada.
O trabalho com os gêneros carta e propaganda aprimora a escrita e a interpretação do aluno, favorece o exercício de umacomunicação diferenciada da qual estão habituados despertando a criatividade e o desenvolvimento da oralidade.

Objetivo: Conhecer diferentes formas de comunicação através do gênero textual carta edo gênero oral propaganda.

Ano: 7º ano do ensino fundamental

Tempo estimado: 10 aulas

Material necessário: TV, DVD, figuras, cartolina, cola, tesoura, envelopes.

Atividade 1 : Assistir ofilme

Atividade 2 : Debate e Produção de Texto a respeito do filme
Logo após assistir o filme a professora encabeçará uma discussão a respeito das situações apresentadas no filme onde todospoderão expressar suas opiniões a respeito das impressões que tiveram a respeito do filme.
Logo após deverão escrever suas considerações na forma de um relatório sobre o filme, informando também os dadostécnicos a respeito do mesmo.

Atividade 3 :

Situação Problema
Dora, personagem de Fernanda Montenegro, é uma professora aposentada que para complementar a sua renda mensal escreve cartas...
tracking img