Projeto de ensino: literatura/leminski

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO: Leminski em sala de aula.

Justificativa
O presente projeto visa através da inserção de poesia em sala de aula, pretende-se aumentar o contato e o gosto pela leitura e até mesmo a produção de poemas, por jovens de ensino fundamental.

Objetivos
Estimular o gosto pela leitura;
Desenvolver a competência leitora;
Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e osenso crítico;
Estabelecer relações entre o lido / vivido e ou conhecido (conhecimento de mundo);
Conhecer a diferença entre sentido literal e figurado;
Perceber a particularidade da palavra poética;

Metodologia
a) O Professor e os Alunos:
A proposta de ensino se baseia na construção do conhecimento em Língua Portuguesa, em que o professor é o mediador, um orientador do processo deensino-aprendizagem. Sendo assim, os mais diversos métodos de ensino (procedimentos de ensino-aprendizagem individualizantes, procedimentos de ensino-aprendizagem socializantes e procedimentos de ensino-aprendizagem socioindividualizantes) serão utilizados na elaboração das aulas, procurando atender às necessidades do grupo, sem abandonar o aspecto da formação individual.
O Projeto será aplicadopara alunos do 6ª série / 7º ano do ensino Fundamental em escolas publica da rede estadual.

b) Materiais e Equipamentos
1. Cópias de poemas extraídos do livro “Melhores Poemas Paulo Leminski”, encontrados em versão on-line na internet.
2. Utilização de recursos áudio visuais e tecnológicos (laboratório de informática).

c) Procedimentos
Serão abordadosconteúdos como: a biografia do autor para que os alunos possam entender o contexto social de sua obra; sentido literal e sentido figurado (denotativo e conotativo); Forma literária; Interpretação, “Eu” lírico, “Sujeito” poético; a avaliação será feita através da produção de poemas pelos alunos, onde deveram demonstrar os conteúdos mínimos necessários para a produção de poemas.

Desenvolvimento:
1ª Aula– Sentido literal e sentido figurado
Utilizar os exemplos contidos na apostila e no livro didático para explicar o uso e diferenças entre sentido literal e sentido figurado.

2ª Aula – Forma Literária
Utilizar os exemplos contidos na apostila e no livro didático para explicar o uso e diferenças entre sentido literal e sentido figurado.

3ª Aula – Interpretação, “Eu” lírico, “Sujeito”poético
Utilizar os exemplos contidos na apostila e no livro didático para explicar os métodos para interpretação e as diferenças e como identificar o “Eu” lírico e o “Sujeito” poético dentro dos poemas.

Observações para as três primeiras:
Por meio de discussão aberta com a classe, mostrar que para a leitura de um poema, o leitor não deve se ater ao que as palavras significam literalmente, no seusentido usual, pois, muitas vezes será como se estivessem fora de contexto. Será interessante discutir com a classe como uma leitura literal empobrece e distorce o verdadeiro sentido dos poemas.
Quando interpretamos um poema, buscamos seu sentido figurado, ou seja, aquele que só existe em situações não usuais e para isso, será necessário ler nas entrelinhas.

4ª Aula – Quem foi Paulo Leminski eo que ele produziu

Apresentar a biografia do autor como forma de aproxima-los de sua obra, através da biografia do autor mostrar aos alunos que todo o processo de formação por qual passamos é refletido em nossas obras.
Apresentar também exemplos de parcerias feitas pelo autor com músicos para que eles possam ver e compreender a importância do ritmo na escrita.

5ª Aula – O inicio dainterpretação dos Poemas.
Distribua cópias dos poemas selecionados de Paulo Leminski.
Algumas considerações a serem feitas com a sala:
Sentido Literal:
No poema n.º 1, há um Eu lírico que reclama a ausência de um ser amado, que está longe e diz que isso é amor.
No segundo poema, a primeira estrofe fala que o pranto tem uma mágoa amarga e, na segunda estrofe, o Eu lírico pergunta por que o ser...
tracking img