Projeto de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO



2 TEMA

Dengue Hemorrágica.

2.1 Delimitação do Tema

A Assistência de Enfermagem no Tratamento da Dengue Hemorrágica.

3 OBJETIVO GERAL:

Analisar a assistência de enfermagem ao paciente suspeito/confirmado de dengue hemorrágica.

3.1 Objetivos Específicos:


a) Relatar e detalhar a patogenia, fisiopatologia e diagnósticos da dengue hemorrágica;b) Descrever aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais dos casos de febre hemorrágica da dengue (FHD) e de dengue com complicações (DCC) notificados em uma UBS na cidade de Manaus;
c) Mostrar os cuidados preventivos, no sentido de evitar os riscos e epidemia;
d) Descrever as ações realizadas pelo enfermeiro nos casos de suspeita ou confirmação de dengue hemorrágico.4 INTRODUÇÃO:


A dengue é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode ter a forma benigna ou grave, conforme sua apresentação, que podem ser: a dengue clássica (DC), a febre hemorrágica da dengue (FHD) ou a síndrome do choque da dengue (SCD), podendo até evoluir para o óbito. O Aedes aegypti foi erradicado diversas vezes do Brasil.
Sendoassim, o presente trabalho visa compreender quais as medidas necessárias para conter uma epidemia de tão grave doença que pode levar um doente rapidamente ao óbito, caso não sejam tomados os cuidados devidos em tempo.
A dengue é um problema de saúde pública em que o governo vem tendo como prioridade controlá-la, por meio de ações de monitoramento da circulação viral, identificação, tratamentoe eliminação de criadouros, bem como ações educativas as quase objetivam sensibilizar a população quanto à importância que cada um tem para o controle dessa doença.


5 JUSTIFICATIVA:


Esse trabalho não tem por pretensões trazer algo novo ou supostas soluções para nosso atual quadro epidemiológico, mas sim, mostrar a gravidade que a dengue apresenta quando acomete os indivíduos.Espera-se, portanto, que o presente estudo sirva de fonte de pesquisa para aqueles que venham a se apropriar do mesmo, ajudando na busca e respaldando os futuros estudos.


6 PROBLEMA:

De que forma a Enfermagem visa contribuir com o paciente suspeito/confirmado de dengue hemorrágica?

7 HPÓTESE

O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tiposdiferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
Dengue hemorrágico é uma forma grave de dengue. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam aapresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte.

8 METODOLOGIA

8.1 MÉTODOS:

Trata-se de um estudo bibliográfico que, apresenta um levantamento resumido sobre um tema relacionado à natureza científica, neste caso a dengue, pela sua dimensão e conteúdo representando o resultado de estudos realizados,publicados de acordo com sua especificidade, trazendo ao público relatos de pesquisas feitas e conhecimento dos dados alcançados, contendo abordagens atuais, novas e diferentes, e oferecendo soluções para questões controversas (ALVES; MAGDA, 2007).

8.2 Técnicas

Pesquisa desenvolvida exclusivamente a partir de fontes já elaboradas – artigos científicos. Tem como vantagem cobrir uma ampla gama defenômenos que não poderia contemplar-se diretamente. No entanto, requer cuidado de, ao escolher tais fontes, certificar-se de que sejam seguras (ALVES; MAGDA, 2007).

8.3 Delimitação do Universo

Foi realizado um levantamento da produção científica relacionada à dengue na base de dados LILACS, referente ao período de 2000 a 2008. Para tanto, foram utilizados os seguintes descritores:...
tracking img