Projeto de desenvolvimento para américa latina

Páginas: 43 (10611 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
RESUMO

A INDÚSTRIA BRASILEIRA

No início de 1910, o número de fábricas crescera significativamente. Mas ainda estava aquém do potencial de mercado, que também aumentara com a urbanização e o afluxo dos colonos assalariados que substituíram os escravos.

Porém, o impulso decisivo veio com a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918). As dificuldades dos países europeus para manter o fluxo dasexportações com destino ao Brasil levaram à abertura de uma série de indústrias, cujos produtos iriam substituir os comprados fora do país.

Após todo período de crescimento, experimentado pela indústria nacional, nas décadas anteriores, no momento atual, faz-se necessário adequar aquele crescimento a novos modelos de gestão, novas tecnologias de gerir o avanço alcançado, e, ainda mais, preparar aindústria nacional para um crescimento ainda maior, objetivo de toda organização e de qualquer governo.

Dentre muitas formas de se desenvolver empresas consideradas médias e pequenas, há um modelo que parece um tanto especial ao segmento e, defendo, que, se bem aplicado, há uma troca informal de técnicas que atende às expectativas de toda uma rede. É o desenvolvimento das pequenas emédias empresas em Clusters (grupos, agrupamentos ou aglomerados – são concentrações geográficas de empresas de determinado setor de atividade e companhias correlatas, de fornecedores de insumos a instituições de ensino e clientes).

A idéia de “economia do conhecimento” tem sido freqüentemente associada às mudanças nas relações entre empresas, universidades e governo. A interação entre os trêstipos de instituições daria origem a uma “hélice tripla”, na qual a empresa seria o locus de produção, o governo a fonte de relações contratuais que garantiriam trocas e interações estáveis e a universidade a fonte de novo conhecimento e tecnologia, o princípio gerador das economias baseadas no conhecimento.
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foicriado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária – como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros.

“O debate conceitualdo SUS é tratar a doença instalada ou prevenir. Por enquanto, de modo geral, a prevenção não é boa. Enquanto se gasta muito com alta complexidade, a saúde básica fica em segundo plano”, disse Batista Júnior ao jornal. O DENASUS contabiliza que, em 2006 e 2007, os estados deixaram de aplicar R$ 11,8 bilhões em saúde, desviando os recursos para finalidades como saneamento básico, pagamento deaposentadorias e amortização de juros da dívida pública.

O Ministério da Saúde dentro de sua política de incentivo ao desenvolvimento da assistência hospitalar à população e no incremento da qualidade da gestão e assistência tem desenvolvido grandes esforços nessa área. Para tanto tem implementado programas como o de Centros Colaboradores para a Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar, o deHumanização da Assistência, etc.

A saúde pública do Brasil tem se revelado de baixíssima qualidade e em quantidade inadequada para atender a população, notadamente, a população pobre. Quantas vezes temos visto pela grande mídia relatos e imagens que nos deixam indignados e revoltados com falta de estrutura física e humana para atender as pessoas? Certamente, muitas vezes.

Quando as própriaspessoas que utilizam a saúde pública se organizarem de forma eficaz e sistemática, criando um movimento firme e forte, então os gastos com a saúde irão aumentar significativamente e a qualidade e a quantidade dos serviços de saúde pública no Brasil aumentaria bastante e as pessoas seriam atendidas com muito mais dignidade e respeito nos hospitais e postos de saúde públicos em todo o nosso país....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de desenvolvimento para américa latina
  • Projeto de Desenvolvimento para a América Latina
  • Projeto de desenvolvimento para america-latina
  • projeto de auto desenvolvimento na america latina
  • Tema 2 :projeto de desenvolvimento para américa latina
  • AS RAZÕES DO DESENVOLVIMENTO DA AMÉRICA LATINA
  • Desenvolvimento para america latina
  • Desenvolvimento economico da america latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!