Projeto De Cooperativa Aumenta Produc A O De Cacau E Diminui Emisso Es De Carbono Vs Durval 1

881 palavras 4 páginas
Projeto do Instituto Cabruca aumenta Produção de Cacau de qualidade e diminui emissões de Carbono
Cooperativas e associações de produtores do Sul da Bahia, estão sendo beneficiadas por tecnologia de secagem de amêndoas de cacau que evitam a emissão de carbono, fazendo com que o cacau já reconhecido por estocar 43,5 milhões toneladas de carbono no Sul da Bahia, por meio do sistema agroflorestal cacau cabruca, agora neutralize as suas emissões, contribuindo para minimizar, ainda mais, os impactos das mudanças climáticas globais.
É o caso da Cooperativa de Gandu localizada no baixo Sul da Bahia que deve atingir até o final deste ano a marca de 700 toneladas de cacau seco sem nenhuma emissão de carbono para a atmosfera.
Atualmente com 1.300 associados a COOPAG, vem desde do ano de 2009, exportando lotes de cacau fino para a Itália e outros países. No início deste processo um gargalo encontrado para a consolidação nesse mercado, foi à detecção de lotes classificados com a presença de fumaça. Isto, em função da forma tradicional de secagem do cacau na região, que utiliza secadores artificiais com queima de madeira, o que promove o desmatamento da mata atlântica, a emissão de carbono para a atmosfera e a consequente perda da qualidade pela contaminação das amêndoas.
A partir deste cenário a cooperativa procurou auxilio do Instituto Cabruca que junto com a Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC e o apoio do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ e Ministério do
Desenvolvimento Agrário - MDA, iniciaram um projeto inovador de padronização da qualidade do cacau, com foco no uso de estufas plásticas como uma alternativa a secagem a fogo.
Segundo a pesquisadora Adriana Reis do Instituto Cabruca “hoje, a secagem natural, praticada ao sol é uma alternativa economicamente viável ao produtor da região, que reduz os custos da mão de obra, o desmatamento e a emissão de C para a atmosfera. Tudo começou com a instalação de uma estufa demonstrativa”

Relacionados