Projeto de comunicação interna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de comunicação interna para a MBM.

Breafing apresentado pelo Cliente
Nome da Empresa: MBM Seguro de Pessoas
Projeto: Integração e Treinamento no ato da contração
Data de realização: 2011 – projeto anual
Tarefa: Criar um programa de integração e treinamento único para todo colaborador novo no Grupo
Objetivos do Projeto: Minimizar erros operacionais e repetição de atividades, gerarenvolvimento e comprometimento, gerar sentimento de pertencimento, otimizar recursos e conhecimentos, estabelecer normas, criar uma identidade na recepção de novos colaboradores e generalizar as informações e conhecimentos (todos sabem do todo).
Público Alvo: Todos os colaboradores (efetivos, estagiários e menores aprendizes) do Grupo MBM (incluindo filiais)
Desafio: Operacionalizar estesistema de treinamento para as filiais e organização de agenda interna.
Budget: R$ 50.000,00 (anual)

Conhecendo a MBM (emissor):
Trata-se de um Grupo formado por duas empresas com 60 anos no mercado de seguro de pessoas com origem dentro da Brigada Militar. A sua diretoria é constituída por um Presidente e quatro diretores nas áreas de Previdência, Administrativa, Jurídica e Financeira. Osdiretores são de carreira da Brigada Militar, sendo a gestão bastante formal e conservadora.
O Grupo nasceu no Rio Grande do Sul e atualmente está presente em 19 estados do Brasil, com 24 filiais tendo 60% do seu resultado concentrado no RS. Possui 164 funcionários, 450 corretores ativos e uma carteira de 280.000 clientes.
A empresa não possuía histórico de relacionamento com seus públicos. A Gestãode Pessoas é responsabilidade dos gestores e o RH tem foco maior nas rotinas de Depto. Pessoal. A partir de 2008, foi estruturada uma área de Marketing que assumiu a Comunicação Interna e implantou diversos projetos com objetivo de trabalhar com os seus públicos: Colaborador, Corretor e Cliente e suportar o processo de evolução da empresa.
Em 2009 o conceito de relacionamento foi “O Ano doCliente”, tendo “A Conquista” como conceito de comunicação. Em 2010 foi dada continuidade ao programa iniciado em 2009, introduzindo o conceito “Evolução”. No Planejamento Estratégico a empresa definiu seu posicionamento de mercado através de uma estratégia de diferenciação, tendo como atributos da marca: Amigável e Acessível. Em abril ao completar 60 anos, foi lançado a nova identidade visual eslogan que refletem a fase atual do grupo.
Segundo o Presidente do grupo, o espírito do MBM é participação, afetividade e acessibilidade e o objetivo é ser a melhor seguradora em termos de atendimento no Brasil. Segundo ele, o foco da evolução do grupo é aproximação e o relacionamento com os chamados 3 C’s – Colaborador, Corretor e Cliente.

Conhecendo o Público-alvo (receptor):
* 164funcionários – 57% mulheres e 43% homens;
* 120 funcionários, 19 estagiários e 25 gerentes;
* 83% alocados na Matriz - Porto Alegre e 17% nas filiais;
* Idade média – 38 anos;
* Estado Civil – 50% solteiros;
* Nível Superior Incompleto – 37%, Nível Superior Completo – 24%;
Em pesquisa realizada recentemente na empresa, foi feita a seguinte pergunta aos colaboradores: “O que vocêacha que falta / poderia ser melhor no MBM?” As prioridades escolhidas pelos colaboradores foram: treinamento e desenvolvimento, troca de informação e oportunidade de crescimento.
Nos projetos de Comunicação Interna implantados até o momento, houve um grande engajamento dos colaborares, tornando o ambiente propício para que novos projetos venham ser implantados.

Conceito / JustificativaAtrair os novos colaboradores para a trilha da evolução do MBM, através de um programa de Integração que proporcione o conhecimento da cultura, valores, responsabilidades, entre outros.
“Para Evoluir é preciso Conhecer”
Planejamento
Objetivos
Geral: Criação de um programa de Integração para todos os colaboradores que promova um maior vínculo e comprometimento com a empresa.
Específicos:...
tracking img