Projeto de combate a dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE COMBATE A DENGUE

GRUPO ESCOLAR DOM BOSCO

“COMBATE A DENGUE: RESPONSÁBILIDADE E AÇÃO COLETIVA”!
CANÁPOLIS/BAHIA

1. TEMA DO PROJETO: COMBATE A DENGUE; RESPONSABILIDADE E AÇÃO COLETIVA.
2. EIXOS TEMÁTICOS: Meio Ambiente Cidadania e saúde do corpo e da mente.
3. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR
Nome da Escola: Grupo Escolar Dom Bosco
Localização: Praça OdílioDomingues. SN - Bairro Centro - Canápolis – Bahia
Organização: Ensino Fundamental – 2ª serie
Clientela envolvida: Toda a comunidade escolar
Período de desenvolvimento: 5 dias.

JUSTIFICATIVA

Esse projeto de Saúde e Educação ambiental traz como tema: “Combate a Dengue”. O ensino de saúde tem sido um desafio para a educação no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva etransformadora de atitudes e hábitos de vida. As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.
Por isso, a Dengue, sendo um dos principais problemas de saúde publica no Brasil, é preciso reconhecer quea maior incidência da doença ocorre em áreas periféricas onde na maioria das vezes, a própria população que, por falta de informação ou por uma questão cultural acaba por criar ambientes propícios ao desenvolvimento e proliferação do mosquito transmissor que encontram locais com água parada (criadouros), põe seus ovos e rapidamente se reproduzem. Assim, através do levantamento, descrição eanálise de contesto socioambiental do município, detectamos que o saneamento básico é precário possibilitando a proliferação da doença e outras provenientes da má disposição de resíduos. Outro fator que agrava a referida problemática foi observado nos alunos da 2ª série, os quais ainda tinham pouco conhecimento acerca dos prejuízos que a Dengue ocasiona.
A educação ambiental visa contribuir paraformação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades como o meio ambiente, aptos a decidir e atuar em seu meio sócio-ambiental comprometendo-se com o bem-estar de cada um e da sociedade como um todo. Mas para que isso aconteça é preciso que a escola não trabalhe somente com informações e conceitos, ou seja, só na teoria, é importante que esse seja tratado como tema transversal e seja uma ferramentautilizada para que o aluno possa aprender de forma dinâmica, maneira para transformar a realidade em que vive.
Nesse contexto, este projeto de Combate à Dengue tem por objetivo analisar os diversos aspectos da doença e como esta pode ser trabalhada nas escolas de maneira agradável e significativa, privilegiando a construção do saber e de disseminação da informação. Desenvolvendo atitudes ehabilidades de sensibilização e cidadania nos alunos, perante a problemática ambiental existente no entorno e na escola, estabelecendo uma interação entre educadores no que se refere à sensibilização necessária a uma práxis educativa ambiental.
Assim, como leituras prévias apresentaram como fundamentação dos teóricos, para a realização desse projeto: Freire (2002,33); Thiollent (1994,14); Brasil.Ministério da Saúde. Dengue é fácil prevenir. 2002; Pátio – Revista Pedagógica: Artemed. Ano: XII Maio/ Julho 2008: Revista do professor: Editora CPOEC. Ano XX- nº 77, Janeiro/Março 2004: Site: WWW.zinder.com.br/legislação /pcn-fund.htm#cn34.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

No mundo em que vivemos atualmente, todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, religião, situação financeira, tem a obrigaçãolegal de preservar o meio ambiente.
Assim, o artigo 225 da Constituição Federal de 1988, dispõe que: todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever e defende-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Dessa forma, devemos nos preocupar com o...
tracking img