Projeto de caso planejamento tributário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O Planejamento Tributário é uma ferramenta muito importante para as empresas. Ele consiste em um conjunto de medidas contínuas que visam a economia de tributos, de forma legal, levando-se em conta as mudanças que podem ocorrer na empresa. Ele pode abranger as atividades de quaisquer empresas, desde as de pequeno porte até as de grande porte.
Do ponto de vista empresarial,o planejamento pode ser estratégico ou operacional. Já na visão jurídica ele é classificado em preventivo, corretivo ou especial.
Seu principal objetivo é a redução legal do ônus tributário empresarial, ou seja, a economia tributária.
Obs: Acrescentar mais informações, mais conteúdo nessa introdução...

1. Tema

O tema da seguinte pesquisa será o Planejamento Tributário aplicadoem uma empresa de comércio e serviços.

1.2 Delimitação do tema

Este projeto estudará a aplicação do Planejamento Tributário em uma empresa de Lajeado – Rio Grande do Sul, que tem como ramo de atividade o comércio de peças para veículos e serviço de retificação de motores, tomando como base os valores apurados no ano de 2007.

1.3 Definição do problema

Qual o regime detributação mais adequado para uma empresa situada em Lajeado – Rio Grande do Sul com o ramo de atividade em comércio e serviços?

4. Objetivos

Os objetivos estão divididos em geral e específicos.

1.4.1 Objetivo Geral
Identificar o regime de tributação mais adequado para uma empresa situada em Lajeado/Rio Grande do Sul com o ramo de atividade em comércio e serviços.

1.4.2 ObjetivosEspecíficos

• Analisar a empresa com diferentes regimes de tributação;
• Identificar ganhos ou perdas com os regimes de tributação aplicados.

1.5 Justificativa

O presente trabalho será de grande importância para a empresa, pois, salienta-se que através deste planejamento tributário, o administrador poderá traçar metas futuras ao orçamento, visando a economicidade dos tributos eassim efetivar investimentos em outras áreas com melhor capacidade.

Para o aluno, o presente trabalho estará enriquecendo seu conhecimento na área contábil tributária.

Este trabalho terá importância para a Univates, pois ficará à disposição dos acadêmicos para futuras pesquisas relacionadas ao planejamento tributário de uma empresa com ramo de atividade em comércio e serviços.
Paraa ciência, o trabalho terá importância pois estará mostrando que o conhecimento pode ser aplicado de forma benéfica a um trabalho de graduação.

1.6 Estrutura do Trabalho

No capítulo seguinte serão abordados todos os aspectos relativos ao objetivo do trabalho, através da pesquisa bibliográfica e técnicas científicas.

O capítulo 3 (três) tratará dos métodos utilizados pelopesquisador para a melhor análise dos dados.

O capítulo 4 (quatro) apresentará o cronograma, que procura mostrar qual é o tempo necessário para cumprir cada etapa da pesquisa.

Ao final, serão feitas as referências bibliográficas consultadas para a elaboração da pesquisa.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Nesse capítulo será abordada toda fundamentação teórica do trabalho, onde o pesquisadordeverá seguir todos os métodos científicos abordados por outros escritores.

2.1 Conceitos e objetivos do planejamento tributário

O planejamento Tributário é uma importante técnica para a área contábil tributária, pois com ele pode-se obter a redução de custos, que é uma necessidade de todas as empresas brasileiras.

Latorraca (1979, p. 19) define planejamento tributáriocomo a atividade empresarial que desenvolvendo-se de forma estritamente preventiva, projeta os atos e fatos e os atos administrativos com o objetivo de informar quais os ônus tributários em cada uma das opções legais disponíveis.

Segundo Tôrres (2003) apud Oliveira (2005, p. 179), a expressão Planejamento Tributário deve designar tão só a técnica de organização preventiva de negócios,...
tracking img