PROJETO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA PARA IMOVEL RECIDENCIAL NO BAIRRO ÁGUA FRIA, FORTALEZA-CE.

1369 palavras 6 páginas
PROJETO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA PARA IMOVEL RECIDENCIAL NO BAIRRO ÁGUA FRIA, FORTALEZA-CE.

Fabiana,Jéssica Maria Rebouças da Costa, Letícia, Raissa – Universidade de Fortaleza – Engenharia Ambiental e Sanitária – ;jessica.reboucas26@gmail.com;

Palavras-chaves: água da chuva, reaproveitamento, captação, projeto.

1. INTRODUÇÃO:
O aproveitamento da água da chuva é um meio eficiente e econômicos de obter água de boa qualidade. O princípio é captar a água antes que chegue no solo ou locais com trânsitos de pessoas, para evitar sua contaminação e o uso de equipamentos mais complexos. O seu uso pode ser aplicado em alimentação de bacias sanitárias e mictórios, reserva de incêndios, e etc. São muitos os benefícios, por exemplo, ajuda a evitar a ocorrência de enchentes, o uso desnecessário de água potável, como em descargas e irrigações de jardins.
Alguns países já utilizam desse método, como a Alemanha e a Austrália. No Brasil já tem estados que estão desenvolvendo projetos, por exemplo, Santa Cataria, que usa como alternativa o armazenamento da água em cisternas para amenizar os problemas causados em períodos de estiagens na criação de animais.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA E OBJETIVOS:
2.1. Fundamentação teórica:
A água da chuva está acessível na maioria das regiões do Brasil, porém, sua utilidade para consumo humano só é recomendado após tratamento. Seu aproveitamento na limpeza em geral, irrigação, etc., permite poupar a água potável disponível nas no nosso planeta.
A água e um componente essencial para a sobrevivência humana e é um recurso natural limitado, portanto seu uso deve ser de forma racional.
Normalmente, os meses de verão são aqueles que apresentam uma demanda de água maior, também é neste período que acontece a maior escassez.
A captação e armazenamento de água da chuva aparece como alternativa para ajudar a diminuir o uso de água potável na limpeza nas propriedades, principalmente em períodos de secas, quando é comum a diminuição da

Relacionados