Projeto de cabeamento estruturado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Formação Profissional Joaquim Ignácio Tosta Filho

Projeto de Cabeamento de Rede |
Curso Técnico de Nível Médio em Redes de Computadores |
Turma: 27194 |
Disciplina: Cabeamento Estruturado |
Discentes: Dammy Oliveira Elvis Marx
Felipe Oliveira |
Docente: Cléber Araújo |

Ilhéus – Bahia
2011

01. Introdução

O projeto mostra aestruturação do cabeamento dentro de uma empresa de publicidade. Onde a ideia central do cabeamento estruturado é cabear todo o prédio de forma a colocar pontos de rede em todos os pontos onde eles possam ser necessários. E todos os cabos vão para um ponto central, onde ficam os switches e outros equipamentos de rede. Os pontos não precisam ficar necessariamente ativados, mas a instalação ficapronta para quando precisar ser usada. A ideia é que a longo prazo é mais barato instalar todo o cabeamento de uma vez, de preferência antes do local ser ocupado, do que fazer modificações cada vez que for preciso adicionar um novo ponto de rede.
O padrão para instalação de redes locais em prédios é o ANSI/TIA/EIA-568-B, que especifica normas para a instalação do cabeamento, topologia da rede e outrosquesitos, que chamamos genericamente de cabeamento estruturado. No Brasil, temos a norma NBR 14565, publicada pela ABNT em 2001.
Tudo começa com a sala de equipamento (equipmentroom), que é a área central da rede, onde ficam os servidores, switches e os roteadores principais. A ideia é que a sala de equipamento seja uma área de acesso restrito, onde os equipamentos fiquem fisicamente protegidos.Em um prédio, a sala de equipamento ficaria normalmente no andar térreo. Seria inviável puxar um cabo separado para cada um dos pontos de rede do prédio, indo da sala de equipamento até cada ponto de rede individual, por isso é criado um segundo nível hierárquico, representado pelos armários de telecomunicações (telecommunicationsclosed).
O armário de telecomunicações é um ponto dedistribuição, de onde saem os cabos que vão até os pontos individuais. Normalmente é usado um rack, contendo todos os equipamentos, que é também instalado em uma sala ou em um armário de acesso restrito.

02. A Empresa

A empresa Art. Studio – Publicidade e Propaganda, está localizada na Rua do Progresso ,777 –Bom Sucesso ; Ilhéus – BA, suas principais atividades envolvem o desenvolvimento depropagandas, criação de layout, geração de idéias, formas de comunicação, planejamento de campanha, estudo do público-alvo e assistência aos clientes. A agência, tem com objetivo oferecer soluções adequadas para cada tipo de necessidade do cliente.Desenvolve campanhas publicitárias que aumentam a divulgação da empresa, trazendo a atenção do consumidor para as vantagens de comprar tal produto, ou utilizardeterminado serviço. A Art. Stúdio é uma companhia privada, com todos seus direitos reservados, possui renome nacional e internacional, tem uma visão moderna e competitiva, sempre em busca de aumentar seu potencial e ganhar a confiança de seus clientes . Para melhor atender a cada cliente em seu território de atuação, a agência possui parcerias com todas as emissoras de televisão e rádio locais doBrasil, mas, não deixando de veicular suas propagandas nas emissoras de âmbito nacional e internacional.,Devido ao excelente trabalho feito pela Art. Studio, a empresa possui diversas multinacionais como clientes fixos, dentre eles os principais são a Petrobrás , o Itaú Unibanco e a Fiat.
A estrutura física da empresa possui 450 m² de área construída, a qual é dividida em 2 andares. No térreotemos a Recepção, Sala de Equipamentos e Salas de Atendimento ao cliente. O 2º andar é onde ficam as salas de criação, planejamento e mídia e o setor de Recursos Humanos. No 3º andar encontram-se as salas de desenvolvimento de projetos, gerência e Diretoria. A planta abaixo mostra o projeto de cabeamento, interligando os andares, criando assim uma rede estruturada na empresa:

03. Projeto...
tracking img