Projeto de aterro sanitário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Problemas ambientais
Entre – Rios é um município brasileiro do estado da Bahia.Localiza-se a uma latitude 11°56’31 “Sul e uma longitude 38°05’04’’ oeste,estando a uma altitude de 162 metros.Sua população estimada em 2008 46.238 habitantes.
A mesma se encontra em estado lastimoso.Por causa dos resíduos produzidos em geral.Pois a má gestão destes resíduos é responsável por inúmeras doenças. Olixo que é retirado pelos caminhões coletores da porta das casas são jogados a céu aberto.Isto é o lixo é jogado numa porção de terreno,próximo ao rio Subauma de onde é retirada a água para abastecer a população, sem nenhuma preparação para evitar os danos que ele pode causar.
Esses locais já estão comprometidos por causa dessa pratica. Sem nenhum controle sanitário ou ambiental,o chorume penetrapela terra levando substancias contaminantes para o solo e para o lençol freático.

O lixo atrai ratos, baratas, moscas, mosquitos, formigas e escorpiões, entre outros podendo transmitir doenças como diarréia infecciosas, parasitoses, amebíase etc.Pode ainda permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue e a leishmaniose.Enfermidades provocadas por vermes,doenças respiratórias relacionadas à poluição do ar, são alguns dos problemas urbanos que afetam a nossa cidade.E o lixo de serviço de saúde (RSS),conhecido como lixo hospitalar que também têm o mesmo destino e veiculam três principais vírus:HIV,hepatite C e B.Esse é um dos lixos mais nocivos a saúde humana e ao meio ambiente assim como os resíduos contaminado por metais pesados ,por serembioacumulativos,ou seja,acumulam metais na cadeia alimentar.Se o metal pesado está na água o peixe está contaminado e quem come-lo certamente se contaminará.
Já foram registrados casos de algumas dessas doenças pois o lixão atrae a população mais carente e desempregada,que residem no mesmo local e passa a se alimentar dos restos encontrados no lixo e a sobreviver dos materiais que podem ser vendidos.Alémda utilização direta da água contaminada.
Muitos moradores da região queimam uma boa parte desses lixos transformando em um problema ainda maior,pois,a queima desse lixo também podem trazer riscos à saúde da população.O plástico por exemplo,libera como principais produtos químicos:dioxinas e furanos,substancias cancerígenas.O CO2 também são liberados na queima do lixo e podem provocar doençasrespiratórias.
Para amenizar esses problemas deveria ter uma atenção maior ao poder publico com a implantação da coleta seletiva e de um aterro sanitário.
O aterro sanitário é um espaço destinado a deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde,da industria de construção,ou dejetos sólidos retirados doesgoto.
A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade-PEAD,sobre um,a camada de solo compactado de lençóis freáticos.O chorume deve ser tratado e/ou recirculado(reinserido ao aterro)causando assim uma menor poluição ao meio ambiente.

Seu interior deve possuirum sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do biogás,que é constituído por metano,gás carbônico (CO2)e água (vapor),entre outros,e é formado pela decomposição dos residuos.Este enfluente deve ser queimado ou beneficiado.Estes gases podem ser queimados na atmosfera ou aproveitados para geração de energia.
Um aterro sanitário deve também possuir sistema de monitoramento ambientaltopográfico e hidrogeologico,e pátio de estocagem de materiais .Como acidade uma grande quantidade de habitantes é desejável também muro ou cerca limítrofe,sistema de controle de entrada de resíduos (ex. balança rodoviária),guarita de entrada,prédio administrativo,oficina e borracharia.
Quando atinge o limite de capacidade de armazenagem, o aterro é alvo de um processo de monitoração especifico, e...