Projeto de apoio pedagógico

PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO


A utilização de material manipulativo na construção de conceitos do sistema de numeração decimal.


1st. Introdução
O domínio e a compreensão do sistema numérico decimal são de fundamental importância para a criança devido ao fato de ser um conteúdo que perpassa todos os anos do ensino fundamental e médio. A criança tem contato com o sistema numérico muitoantes de entra na escola. Quanto verifica os dias em um calendário ou o número de sua casa, o telefone de um amiginho, o preço de um brinquedo, todas essas representações lhes fazem desenvolver teorias próprias antes mesmo de desenvolverem qualquer conteúdo sobre o assunto em sala de aula.
Devido a esse fato pesquisadores da área (Delia Lerner) apontam que a melhor forma de iniciarmos otrabalho, que culminará no conceito de número e as características do sistema de numeração ao qual esse número pertence, deve ser aproveitar essa ideia de número que as crianças já estão familiarizadas.
Cabe ao professor propiciar atividades diversificadas que levem a criança a construir o conceito de número, entender que o mesmo possui regras para sua representação e que em nosso sistema de numeraçãoutilizamos dez algarismos para escrever todos os outros números respeitando a ordem posicional dessa escrita.
Assim o presente projeto tem a finalidade de retomar estes conceitos, com um grupo de dois alunos do terceiro ano do ensino fundamental, intencionado propiciar oportunidade para que os mesmos sejam capazes de sanar as dificuldades de leitura e escrita de uma sequência numérica,oportunizando assim o aprendizado de novos conceitos de forma mais natural.


2nd. Justificativa.
Durante a atuação em sala de aula do Ensino Fundamental I em uma escola da rede municipal de Sarandi, em cumprimento do estágio obrigatória do curso de Pedagogia, observou-se que alguns alunos ainda não possuem o domínio e a compreensão do sistema de numeração decimal a ponto de poder desenvolver suasatividades com segurança e de forma adequada. Essa “defasagem” na aprendizagem não é um assunto isolado dessa pequena escola municipal o que torna o tema um dos assuntos mais pesquisados em educação atualmente. São várias as investigações de ações pedagógicas que visam sanar as dificuldades de aprendizagem dos alunos em fase de alfabetização. Entendendo a necessidade de efetivação dessas açõespedagógicas é que propomos o presente projeto que objetiva auxiliar um grupo de dois alunos do terceiro ano do ensino fundamental em suas dificuldades de compreensão do sistema numérico decimal, bem como, na leitura e escrita de uma sequência numérica.


3rd. Objetivos gerais
Compreender o sistema numérico decimal, bem como a leitura e escrita dos números.


4th. Objetivos específicos
✓Ler e escrever corretamente os numerais até cem;
✓ Perceber a composição e decomposição dos numerais;
✓ Entender a importância do aspecto posicional para a escrita correta dos numerais;
✓ Compreender que nosso sistema é decimal e organizado segundo as ordens denominadas unidade, dezena e centena;


5th. Metodologia.
As atividades serão desenvolvidas em grupo e a todo o momento os alunosserão instigados a verbalizar as ações realizadas na execução das mesmas. Será utilizado material manipulativo como o material dourado e as retas numéricas (de 1 a 10). O material dourado servirá tanto como auxilio na contagem como no jogo do dez não pode.


6th. Fundamentação teórica.


Na tentativa de melhorar a qualidade do ensino e combater o fracasso escolar tem-se desenvolvidomuitas pesquisas que dizem respeito à forma como as diferenças existentes entre os alunos da escola fundamental podem ser consideradas na organização do processo educativo. Se entendermos a diversidade como algo inerente ao ser humano podemos dizer que o desafio é ainda maior o que nos sugere que cada individuo traz consigo uma bagagem de informação diferente ao chegar à escola e cada um atribui um...
tracking img