Projeto da operação overlord - dia d

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|
|
Operation Overlord |
|
|
|
|







1. Descrição do Projeto
A Batalha da Normandia, de codinome “Operation Overlord”, foi a operação que iniciou a invasão e queda das forças Alemãs sobre a Europa Ocidental durante a Segunda Guerra Mundial. Essa operação teve início no dia 6 de Junho de 1944 com o famoso Dia-D, no qual as tropas Aliadas desembarcaram naNormandia.

1.1. Objetivos
O avanço de Hitler no continente Europeu durante a Segunda Guerra Mundial já era claro em 1943, tanto para o Leste, em território Soviético quanto para o Oeste, dominando a França. Com isso os Aliados iniciaram o estudo para a Operação Overlord. Os objetivos desta operação podem ser divididos entre os dois grandes players da 2ª Guerra Mundial: União Soviética eEstados Unidos da América (representando os Aliados capitalistas)
* Evitar o avanço de Hitler para o Oeste somado ao enfraquecendo das suas forças para uma retomada da Europa Ocidental. (Estados Unidos da América)
* Criar um ataque a Hitler proveniente do Oeste para enfraquecer suas tropas / seu foco no Leste e permitir uma retomada e um avanço das tropas Soviéticas. (Rússia)
1.2.Entregáveis

1. História do Projeto
A operação Overlord é o nome dado a operação que deu origem a Batalha da Normandia, como também é conhecida. Essa batalha foi uma de muitas que acontecerão na Segunda Guerra Mundial, mas é considerada a mais importante, pois através delas é que constatamos a retomada da Europa pelos aliados e o encurralamento de Hitler entre os exércitos aliados do Ocidente ( EUA,R.U. e França ) e a Rússia pelo fronte Oriental.
Os primeiros planos da invasão aliada a França começaram a ser discutidos num encontro de Winston Churchill com o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt em Casablanca, em Janeiro de 1943. Neste encontro chegaram a conclusão que ainda não havia condições para um desembarque na França, mas ficou decidido que o tenente-general inglêsFrederick Morgan seria encarregado da elaboração de um plano de assalto detalhado. Em Agosto de 1943, numa nova conferência de líderes aliados no Quebec, Morgan apresentou o plano de invasão da Normandia, um documento com o nome de código de Operação Overlord, que previa um desembarque em Maio de 1944.
Em Dezembro de 1943 o general norte-americano Dwight Eisenhower é nomeado comandante supremo daForça Expedicionária Aliada. Fica também definido que a frente de desembarque teria mais de 80 quilómetros e o ataque seria feito entre Cherbourg e a foz do rio Sena. Os múltiplos contratempos da operação ditaram que fosse adiada para junho, uma vez que os aliados precisavam de mais tempo para construir mais lanchas de desembarque.
A invasão da Normandia começa com a chegada de pára-quedistas na noiteanterior, maciços bombardeios aéreos e navais, bem como um assalto anfíbio bem cedo, de manhã. Os exércitos, divididos com suas tarefas, tinham como objetivo as praias de codinome Omaha, Utah, para os americanos; Juno, Gold, Sword para os anglo-canadenses. Do mar, 1240 navios de guerra abriram as baterias contra as linhas de defesa. Do céu caíam toneladas de bombas dos dez mil aviões queparticipavam da operação.
Naquela data, 155 mil homens dos exércitos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá, lançaram-se nas praias da Normandia, região francesa situada nas costas do Canal da Mancha, dando início à liberação da Europa.
Resumindo, na frente ocidental, a vitória definitiva começou no famoso episódio da invasão no dia 6 de junho de 1944, data que ficou conhecida como a Batalha deNormandia (ou Dia D). Lembre-se que a França estava ocupada pelos nazistas desde 1940 e a invasão da Normandia visava à liberação do território francês do domínio alemão, feito que somente foi alcançado definitivamente no dia 25 de agosto daquele ano.

http://worldatwar.net/article/overlord/
2. Dados do Projeto
Aconteceu entre 06 de Junho de 1944 até 30 de Agosto de 1944
13.000+ soldados em...
tracking img