Projeto curso de prevenção do uso de drogas para

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas
Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinte de Setembro
Cursista: Ana Vanessa fraga Paim
Tutor: Breno Luiz Vieira Santos

“PROJETO PREVENIR É VIDA!”

Avenida Plácido Mottim, n° 1097, Vila Cecília, Município de Viamão, RS
Viamão, 12 de março de 2011.

Introdução
Nos últimos vinte anos, o consumo de drogas,principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack (SENAD, 2010).
É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS (SENAD, 2010).
Todos concordam que a Escola tem papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que asua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade.
Por causa disso, os professores do Ensino fundamental e Médio têm sido constantemente cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública em geral para abordarem a questão das drogas em sala de aula, epara saberem o que fazer com estudantes que precisam de atenção especial nessa área.
Assim, surgiu o projeto para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas em nossa comunidade.Esse projeto será desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinte de Setembro localizada na cidade de Viamão/RS. Nesta escola será realizado o “Projeto Prevenir é Vida!” que surge da elaboração de uma proposta metodológica para inserir na rotina escolar um ambiente que possa propiciar um combate ao uso de drogas com abordagem nos aspectos positivos de ter vida saudável.Atualmente estão matriculados na escola 1.200 alunos, atendidos por 32 professores e 12 funcionários. A Escola oferece Ensino Fundamental Completo nos turnos manhã e tarde. A partir deste ano voltaremos a atender alunos no noturno na modalidade de ensino EJA. A instituição conta com estrutura de laboratórios de informática, ciências e de aprendizagem, biblioteca com acervo significativo, salas deaula, sala da direção, secretaria e demais setores como SSE e o SOE, banheiros e refeitório.
A escola já desenvolve algumas oficinas que ocorrem durante a semana no final da tarde e aos sábados pela manhã para as crianças e adolescentes da comunidade.
Quanto ao nível socioeconômico das crianças e adolescentes de nossa comunidade podemos classificar como médio-baixo. Os alunos sãooriundos do próprio bairro que estudam.
O ponto de partida foi à discussão sobre o tema drogas durante o ano letivo de 2010 onde os alunos e alguns educadores pesquisaram números alarmantes sobre violência nas escolas, como pichações, invasões, depredações, assaltos, uso e tráfico de drogas e o bullying, utilizaram os levantamentos realizados pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do RioGrande do Sul nos últimos cinco anos. Percebeu-se então a necessidade de buscar urgentemente soluções para a redução dos índices de violência não tão distantes desta comunidade escolar. Essa discussão gerou a necessidade de um projeto de prevenção.
O tema proposto pela escola para trabalhar a prevenção ao uso indevido de drogas e combate a violência foi a “Prevenir é Vida”, o que permite aconvivência entre os seres humanos, que, trocando vivências, harmonizam a vida construída com esperança para superar as diversidades.
Dentre as etapas de execução do projeto, faz parte a capacitação dos educadores da escola através dos professores multiplicadores. Após essa etapa, eles iniciarão o trabalho em sala de aula com os adolescentes através de atividades voltadas à prevenção,...
tracking img