Projeto cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Elaboração e gestão de projetos e acordos de cooperação técnica internacional

2011

1

INDICE Parte 1: Conceitos e definições básicas Parte 2: Fase de elaboração e gestão de projeto Estudos e Pesquisas preliminares Anteprojeto Elaboração do Projeto Nome do projeto Apresentação ou histórico Cenário do problema Objetivo Justificativa Beneficiários Cronograma de Execução OrçamentoIndicadores de desempenho Gestão do Projeto Execução Monitoramento e avaliação Encerramento Parte 3: Agência Reguladora e Organismos Internacionais Agência Brasileira de Cooperação – ABC Organismos Internacionais Parte 4: Agências de Fomento e tipos de patrocínio Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91) Fundo Nacional de Cultura PETROBRAS Parte 5: Prestação de contas e órgãos de controlePrestação de contas Órgãos de controle Parte 6: Oficinas de trabalhos e discussão com apresentação de casos práticos Apresentação de êxito do projeto de restauração, através do Mecenato, e do programa de modernização do Arquivo Nacional, em parceria com a UNESCO.

2

Parte 1: Definições e conceitos básicos Conceito básico O Projeto é um conjunto de atividades e ações detalhadas, planejadas objetivandoa sua implantação, podendo ser de caráter ambiental, educativo, social, cultural, científico e/ou tecnológico. O projeto considera os mesmos elementos do programa, mas se acha em nível maior de especificidade. Todo o projeto tem um ciclo de vida, isto é, início, meio e fim. A Cooperação é a união de instituições com interesses comuns e fim específico, como, por exemplo, a realização de um projetoou acordo. Pode ser uma alternativa para viabilizar recursos financeiros, humanos, logísticos e técnicos por tempo definido. Uma instituição isolada tem certo limite de atuação. A parceria colabora para a ampliação de possibilidades desse limite, isto é, contribui para a efetivação das metas a serem atingidas somando esforços para melhores e maiores resultados. Assim, busca no parceiro osrecursos e as capacidades que não estão ao seu alcance, mas que são necessários para atingir seus propósitos. Definição básica Os projetos ou acordos de cooperação técnica têm a missão de transformar a situação atual na situação desejada. O projeto ou acordo deve ser bem elaborado e conter o maior detalhamento possível das atividades propostas, de forma objetiva e organizada, pois visa expor aosinteressados o que se pretende fazer, por que deve fazer e as possibilidades reais de obter os resultados positivos. Um projeto bem elaborado contribuirá para a sua aprovação e posterior captação. Existem vários roteiros para a elaboração de projetos. Cada roteiro de elaboração de projetos atenderá às exigências específicas de cada patrocinador, que pretende conhecer a capacidade real da instituição deelaborar, implantar e administrar um projeto, bem como de reunir as informações pertinentes e atender às solicitações de maneira precisa. Neste trabalho procuramos mostrar, de uma forma geral e básica, os princípios elementares necessários à apresentação e gestão de um projeto e acordo de cooperação técnica, visto que cada agente financiador tem suas exigências próprias, assim como modelos deapresentação de projetos disponibilizados em seus sites. Parte 2: Fase de elaboração e gestão de projeto Distinto de atividade, o projeto ou acordo de cooperação técnica tem início, meio e fim, ou seja, um ciclo de vida com fases bem definidas. Dentro do ciclo de vida existem duas etapas diferentes, a elaboração e a gestão:

OBJETIVO PROJETO
Elaboração Estudo e pesquisa preliminar Anteprojeto ProjetoGestão Execução Monitoria e Avaliação Encerramento

Estudo e pesquisa preliminar É o momento em que se estuda e analisa o aspecto a ser tratado no projeto: o problema, a complexidade, a solução e os recursos técnicos e financeiros a serem empregados. Após a apresentação do problema presente no cenário atual, iniciam-se os estudos de forma preliminar, cabendo ao gestor o melhor emprego das...
tracking img