Projeto cultural tupaciguara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Cultura de Nossa Terra
Escola Municipal Maria Conceição Borges
Maio / 2006
Quênia Lourenço Cardoso

Apresentação
A Escola Municipal Maria Conceição Borges, em sua busca constante por uma educação de qualidade que torne nosso aluno um cidadão crítico e participante de sua sociedade, vem ao longodestes anos participando de vários programas e projetos, os quais têm contribuindo para o alcance de seus objetivos.
Atualmente, a escola, participa de um programa de formação continuada de educadores (Projeto Criança), em parceria com o Instituto Algar e CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), cujo objetivo é o desenvolvimento de ações voltadas à melhoriada qualidade da educação pública e à participação no aprimoramento da política social. O foco deste programa tem sido a articulação entre a língua e o “fazer artístico”, através da diversidade e pluralidade cultural de nosso povo. No decorrer deste processo, os educadores estão apropriando-se de metodologias de ensino e aprendizagem facilitadoras do resgate de nossa cultura popular. Mas o que é,afinal, cultura popular?
Há muitas maneiras de dizer o que é cultura. Para alguns é sinônimo de conhecimento letrado, erudição. Para outros, cultura é expressão artística. Há quem considere cultura um certo tipo de educação, polidez, bons modos. Para a Antropologia, ciência social, cultura tem uma definição bem mais abrangente e se refere à capacidade que só os seres humanos têm de dar significadosàs ações que praticam, à realidade natural e à realidade construída que os cerca, aos comportamentos de animais e de pessoas, ou seja, tudo o que os homens e mulheres aprendem com o grupo em que vivem, a começar pela língua que falam, seu modo de definir o que é feio ou bonito, certo ou errado, as técnicas, as regras sociais, as formas de expressão, tudo isso é cultura.
Em um país como oBrasil, tão diverso, tão grande, com tantas expressões diferentes, com tantos jeitos de ser, de brincar, de conviver e rezar, que vão se modificando de lugar para lugar, e a toda hora, não podemos falar de uma única cultura, mas das muitas culturas que o formam. Uma vez que o brasileiro, infelizmente, é reconhecido pela sua pouca memória cultural, será que já paramos para pensar, por exemplo, quantasnações indígenas nós temos? E das culturas africanas que para cá vieram não foi uma nação, mas foram muitas a formar o que chamamos de cultura afro-brasileira. E os portugueses, foram os únicos? Na verdade, foram muitos os povos europeus, cada um com suas tradições, línguas, expressões, jeito de ser e crer, que vieram para cá e, misturados aos diferentes povos indígenas e africanos, ajudaram aformar um país plural e de muitas culturas. A cultura popular é tudo isso bem misturado e refletido nos muitos jeitos de ser do brasileiro.
Justificativa

A cultura popular sempre esteve presente nos programas e conteúdos escolares. De um jeito formal ou de forma transversal, sempre há um espaço naeducação para se tratar desse assunto.
A cultura é o fermento que alimenta, dá forma e conteúdo à educação. Em sala de aula, experiências, vivências e singularidades estão reunidas. Alunos e professores trazem suas bagagens e histórias. Confrontos, trocas, negações e reafirmações de culturas pulsam o tempo todo nesse convívio.
Se não houver um saber pronto e acabado a ensinar, a educação tem suaschances de sucesso ampliadas. Se o saber em construção for inclusivo das diferenças, renovam-se as esperanças de que na escola se entenda, como afirma Carlos Rodrigues Brandão (2001, p.35) que “educar é fazer perguntas” e que “ensinar é criar pessoas em que a inteligência venha a ser medida, mais pelas dúvidas mal formuladas, do que pelas certezas bem repetidas. De que aprender é construir um...
tracking img