Projeto cultura afro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO - 2012

“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de
cabelo louro, traz na alma, quando
não no corpo, a sombra, ou pelo menos
a pinta, do indígena ou do negro...”
Gilberto Freyre, Casa Grande e
Senzala


PROJETO - 2012

“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de
cabelo louro, traz na alma, quando
não no corpo, a sombra, ou pelo menos
a pinta, do indígena ou do negro...”
GilbertoFreyre, Casa Grande e
Senzala

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Tema: A pele não tem cor.
Tempo de execução: Novembro de 2012.
Culminância: Dia 24/11/2012
Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo as áreas de Linguagem, Exatas e Humanas.

1.1. BLOCO TEMÁTICO:
• História, Cultura e Diversidade: Quais as coisas que fazem parte da nossa cultura que adquirimos por influência africana?• Ser humano, Direitos humanos e Igualdade: Como o negro é visto dentro da nossa sociedade?
• Educação, ética e etnia: Valorização e respeito da nossa própria identidade.

1.2. CONTEÚDO FOCO:
O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominaçãodo racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana.
Inicialmente, os professores de cada Eixo irão definir o que trabalhar em cada disciplina

1.3. SÉRIE A QUE SE DESTINA:
Este projeto se destina ao curso da EJA, Tempos Formativos II e III,Eixos IV, V, VI e VII e o 1º ano do ensino médio do turno noturno do Colégio Estadual D. Amélia Amado.

2. PROBLEMA:
Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros,constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o atual quadro.
No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, para que os alunos e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudama constituir a cultura e formar a nação brasileira, pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência, diante disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria a nossa contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas?

3. JUSTIFICATIVA:
No mundo contemporâneo o sistema educacional brasileiro, tem enfrentado processos constantes demudanças estruturais e conceituais, por conta das exigências sociais, que desejam uma educação de resultados positivos e práticos para o dia-a-dia. Uma educação que prepare para a diversidade e autonomia na construção do conhecimento, bem como, dos saberes constantes de aprender a aprender. 
O Projeto Cultura Afro – brasileira tem o propósito de atender a lei Nº 10.639/03 que alterou a lei dediretrizes e bases (LDB) e instituiu as Diretrizes Curriculares para a sua execução. A lei acima citada determina a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar das seguintes modalidades de ensino: Fundamental e Médio. A decisão oriunda da lei faz um resgate histórico da colaboração dos negros na estruturação e construção da sociedade brasileira. 

4. OBJETIVOS:* Mostrar que a cor da pele não influencia da capacidade intelectual
• Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
• Redescobrir a cultura negra, por meio de lendas, textos, vocabulários, pesquisas, vídeos etc.
• Desmistificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
• Trazer à tona, discussões...
tracking img