Projeto cooltown

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Cooltown - Caso de estudo
Mário Teixeira Lemes

Technical Report

-

RT-INF_003-12 2012 -

-

Relatório Técnico

September

Setembro

The contents of this document are the sole responsibility of the authors. O conteúdo do presente documento é de única responsabilidade dos autores.

Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás
www.inf.ufg.br

ProjetoCooltown - Caso de estudo
Mário Teixeira Lemes
mariolemes@inf.ufg.br

1

Motivação

O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre o projeto Cooltown e depois fazer um comparativo dos tópicos abordados no projeto com os tópicos estudados na disciplina de tópicos avançados em Sistemas Distribuídos.

2

Introdução sobre o Projeto Cooltown

Objetivo: Prover uma infraestrutura decomputação nômade. O termo nômade se refere a possibilidade de pessoas se moverem dentro dos lugares, como suas casas, trabalhos, de uma forma natural (como se é acostumado a fazer diariamente) e o termo computação refere a serviços integrados ao mundo físico oferecidos aos usuários nômades. Para acessar os serviços, os usuários carregam ou vestem equipamentos sem fio. Equipamentos comuns deste projeto:PDAs, óculos inteligentes, dentre outros. Primeira Característica: “Tudo tem uma página Web ”. A ideia é que cada entidade do mundo físico, seja eletrônico ou não, tenha uma associação com uma fonte web (“Presença Web”). A “Presença Web” pode apenas conter informações sobre a entidade ou ser um serviço associado oferecido por um produto físico (entidade). Segunda Característica: Oferecer alto graude interações de interoperabilidade entre os dispositivos. Usuários nômades devem ser capazes de interagir com lugares que nunca foram visitados, ou seja, com “Presenças Web” que eles nunca encontraram previamente.

3

Análise das camadas da arquitetura do projeto Cooltown

a) “Presença Web”: É qualquer fonte de recurso Web escolhida para uma determinada aplicação. As entidades físicas podeser de três tipos: pessoas, lugares e coisas.“Presenças Web” das coisas e das pessoas são coletadas dentro das “Presenças Web” dos lugares. Coisa ou é um dispositivo ou uma entidade física não-eletrônica. Se a coisa é um dispositivo, sua URL é que implementa os serviços. É a partir da URL que os usuários se interagem com o dispositivo. Pessoas são os usuários que utilizam os serviços oferecidos elugares são os ambientes inteligentes. Os lugares se tornam “Presenças Web” registrando as “Presenças Web” de pessoas e coisas dentro deles.O Serviço de diretório habilita componentes para descoberta e interação dinâmica do conjunto de “Presenças Web” dentro do espaço. As entradas para o serviço de diretório se resumem no serviço de descoberta da rede que pode ser usado para registrar qualquerdispositivo com “Presença Web” dentro do lugar. As “presenças Web” de 1

Projeto Cooltown

2

entidades físicas não-eletrônicas devem se registrar de forma manual ou através de mecanismos de sensoriamento (Tag RFID, por exemplo). Este processo é chamado de “registro físico”. Gerenciador de Presenças Web é o serviço que gerencia os lugares com “Presenças Web”. b) Hiperlinks Físicos: É qualquermeio no qual o usuário possa recuperar a URL de uma entidade com “Presença Web” a partir da entidade física ou de a partir de sua imediação. Considere este cenário: um visitante em um museu encontra uma determinada pintura que contem a informação “Clique aqui para obter informações”. Esse serviço oferece a possibilidade do visitante ver em uma página web do seu dispositivo móvel informações s sobreaquela determinada pintura. A integração do serviço com o smart phone do visitante requer um serviço de descoberta. Serviços de descoberta de URL de entidades são abordadas no projeto Cooltown através de sensores. O projeto leva em conta que o usuário tem sensores integrados nos dispositivos móveis e esses sensores podem realizar o serviço de descoberta através ou de sensoriamento direto ou...
tracking img