Projeto construindo conhecimento na era digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Miquerlis Rodrigues Pantoja
E.M.E.I.F. Monte Santo
Serie: Pré ao 5º ano
Tomé-Açu/PA 2012

PROJETO CONSTRUINDO CONHECIMENTO NA ERA DIGITAL


“A escola dá certo quando o aluno aprende e é feliz.”
PAULO FREIRE

Responsáveis Envolvidos:

Direção e funcionários
Comunidade escolarProfessora de informática


APRESENTAÇÃO
Indiscutivelmente o uso das Mídias educacionais é uma realidade que demanda o desenvolvimento de estratégias criativas e inovadoras que tenha como eixo central uma aprendizagem significativa.
No entanto para dar conta dessa realidade precisamos pensar na perspectiva de um projeto voltado para a formação de competências e habilidades em especial, em umaorganização curricular que oriente suas aplicações. Conforme os PCN (1999):
Uma abordagem por competências recoloca o papel dos conhecimentos a serem aprendidos na escola. Eles se tornam recursos para que o indivíduo, diante de situações de vida, tome uma decisão, identifique ou enfrente um problema, julgue um impasse ou elabore um argumento.
Essa perspectiva nos leva pensar na diversidade derecursos que temos e no perfil atual do alunado que chega a escola, com capacidade para lidar com as mídias, exigindo um ensino mais atualizado. A esse respeito Freire (2004, p.30) nos diz que: “Por que não estabelecer uma “intimidade” entre os saberes curriculares fundamental aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos?”
Portanto cabe-nos, enquanto professores mediar umensino com propostas que atenda a essa clientela. Mas, também, segundo Neves, nos cabe refletir sobre a intencionalidade e a profundidade do ato educativo. Não usamos tecnologia por mera brincadeira ou para dizer que somos modernos. Usamos tecnologia porque, com recursos lúdicos e contemporâneos, podemos educar crianças e jovens para viver com responsabilidade, criatividade, espírito crítico,autonomia e liberdade em um mundo tecnologicamente desenvolvido.
Podemos mencionar aqui algumas das inúmeras possibilidades que o acesso de alunos e professores as mídias educacionais trazem à escola. Vale destacar, o blog, por proporcionar uma aprendizagem colaborativa, o hipertexto porque ele é portador de diversas fontes e graças a sua característica de interatividade o aluno transita entreessas fontes sem restrições, a Internet e o editor de texto por oportunizar um trabalho com os mais diversos gêneros textuais e é um processo de aprendizagem interessante, porque envolve pesquisa e leitura; interação, colaboração e criação de um novo produto a partir do material e idéias obtidas”.
Quanto à televisão e o vídeo entendemos que estas ferramentas podem subsidiar alunos eprofessores na tarefa de educar e aprender para o uso das mídias. A existência dessas tecnologias representa um espaço de acesso às informações que fazem parte do contexto no qual os alunos estão inseridos e pode possibilitar (re)-leituras do que é exposto na mídia, ajudando-os a formarem sua própria opinião.
Para Moran, a televisão e a Internet não são somente tecnologias de apoio às aulas, sãomídias, meios de comunicação. Podemos analisá-las, dominar suas linguagens e produzir, divulgar o que fazemos. Podemos incentivar que os alunos filmem, apresentem suas pesquisas em vídeo, em CD ou em páginas WEB - páginas na Internet. E depois analisar as produções dos alunos e a partir delas ampliar a reflexão teórica.
Além dessas ferramentas não podemos deixar de destacar o livro que paracontinuar sendo um elemento chave para o ensino e aprendizagem necessita ser combinado com outras tecnologias de informação.
Segundo chartier o livro, a leitura e suas práticas, ou modos de apropriação dos textos, se encontram num momento de transformação. Diferentemente dos que prevêem o fim da leitura e dos livros por causa dos computadores. Dispomos hoje de três formas de produção,...
tracking img