Projeto clinica ginecologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de uma Clínica Ginecológica em Sorocaba

Monografia



1. INTRODUÇÃO 3
1.1. PERFIL SÓCIO-DEMOGRÁFICO 4
1.2. PERFIL DE MORBI-MORTALIDADE 6
1.3. ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER 8
2. Funcionamento da clínica 9
2.1. ESTIMATIVA DE SALAS DE CONSULTA E PAPANICOLAU 9
2.2. ESTIMATIVA DE SALAS DE MAMOGRAFIA 11
2.3. ESTIMATIVA DE SALAS DE ULTRASSONOGRAFIA 12
3.PROPOSTA 14
4. Dimensionamento 15
4.1. ESPAÇO FÍSICO 15
4.2. Planta Baixa 18
4.2.1 Térreo 19
4.2.2 1º ANDAR 23
4.2.3 Subsolo 27
5. ILuminância 28
6. Seção dos Condutores 34
7. QUADRO DE FUNCIONÁRIOS 44
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 45
ANEXO 47
A. Refletância das diferentes superfícies do ambiente 47
B. Levantamento das potências dos equipamentos 47
C.Parâmetros envolvidos no dimensionamento dos condutores elétricos 48

1. INTRODUÇÃO
No início do século passado a atenção à saúde da mulher ainda que presente baseava-se apenas no pressuposto de que sua existência era voltada ao papel social de mãe, e como tal, por muitas décadas os cuidados com a saúde da população feminina eram restritos ao período de gestação e parto e, por conseguinte, naatenção à saúde daqueles que estavam por nascerem, os bebês.
No Brasil, a partir da década de 70, com a procura pela igualdade entre os gêneros, através dos movimentos feministas, o planejamento familiar passou a integrar o cenário de atenção à saúde da mulher, favorecido pelo surgimento de métodos contraceptivos, como a pílula anticoncepcional. Ademais, passou-se a reivindicar melhorias nascondições de saúde em todas as fases da vida da mulher. Dessa maneira a realização de programas de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce de patologias voltadas à população feminina se tornaram uma realidade cada vez mais presente. Em 1984, o Ministério da Saúde, elaborou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), reforçada pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúdeda Mulher, instituída desde 2004 no Brasil, que inclui ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação, englobando a assistência à mulher em clínica ginecológica, no pré-natal, parto e puerpério, na menopausa, em planejamento familiar, DST, câncer de colo de útero e de mama, além de outras necessidades identificadas a partir do perfil populacional das mulheres. Vale lembrar,que estas mudanças foram impulsionadas também pelo avanço no conhecimento das patologias femininas (i.e. causas, sintomas, tratamentos) e o desenvolvimento de novas formas de prevenção, além de técnicas e tecnologias aplicadas ao diagnóstico e a terapêutica (BRASIL, 2004).
As doenças que mais acometem o sexo feminino são as ginecológicas, a exemplo do câncer de mama e de colo do útero, além daAIDS (sexualmente transmissível), e para detectá-las e tratá-las, realizar visitas ao ginecologista é fundamental, principalmente no que diz respeito à prevenção destas doenças. Ainda assim, o acesso a este profissional, aos exames diagnósticos e tratamentos varia muito do ponto de vista demográfico e socioeconômico (INCA, 2012).
No município de Sorocaba – SP, muitas são as ações voltadas à saúdeda mulher, segundo dados disponibilizados pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES). Ainda assim, pelo fato desta cidade ter passado por um grande e rápido crescimento populacional nos últimos vinte anos, quase 55% de aumento desde 1991 (dos quais 20% ocorreram nos últimos dez anos), a demanda por atendimentos preventivos, de diagnóstico, tratamento e recuperação decorrente da população feminina,que já responde por mais de 50 % do total de residentes, é cada vez maior, de forma que a expansão no número de clínicas de atenção à mulher (i.e. ginecológicas) faz-se necessária (IBGE, 2010).
Sendo assim, este trabalho tem por objetivo apresentar um projeto de construção de uma clínica de atenção à saúde da mulher no município de Sorocaba – São Paulo. Para isso, foi realizado primeiramente um...
tracking img