Projeto ciência, tecnologia, sociedade e habiente

2453 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
INSTITUTO DE QUÍMICA

PROPOSTA DE ENSINO EM UMA PERSPECTIVA CTS e CTSA
PARA ABORDAR O CONTEÚDO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS

EXTREMOZ – RN
2013

Aluna: Gondim
Professor: Silva Júnior

PROPOSTA DE ENSINO EM UMA PERSPECTIVA CTS e CTSA
PARA ABORDAR O CONTEÚDO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS

Projeto de Intervenção apresentado ao professor Silva Júnior do curso de química à distância da Universidade federal do Rio Grande do Norte como parte dos requisitos de avaliação da disciplina de estágio supervisionado em ensino de química II.

EXTREMOZ – RN
2013
INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da ciência e da tecnologia tem acarretado diversas transformações na sociedade contemporânea, refletindo em mudanças nos níveis econômico, político e social (PINHEIRO, SILVEIRA e BAZZO, 2009). Além disso, a divulgação, através dos meios de comunicação, de danos ambientais em várias regiões do planeta tem despertado, nos diferentes segmentos da sociedade contemporânea, uma nova postura em relação à importância da preservação do meio ambiente e aos fatos que possam afetar sua própria qualidade de vida (VAITSMAN, 2006).
Assim, surge, na década de setenta, o movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), decorrente das consequências do impacto da ciência e tecnologia na sociedade moderna. Este movimento estuda as inter-relações existentes entre a ciência, a tecnologia e a sociedade, constituindo um campo de trabalho que se volta tanto para a investigação acadêmica como para as políticas públicas (PINHEIRO, SILVEIRA e BAZZO, 2009). Mais recentemente, na década de noventa, a preocupação com as questões ambientais e suas relações com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, fez surgir o movimento CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).
No campo da educação, os objetivos do movimento CTS, que apresenta caráter

Relacionados

  • quimica
    644 palavras | 3 páginas
  • A aplicação do princípio da insignificância e a propriedade imaterial
    19142 palavras | 77 páginas
  • Códico civil
    199333 palavras | 798 páginas
  • Direito
    196796 palavras | 788 páginas