Projeto Científico - BAC - UNIFEI - MUDANÇAS NA COMPUTAÇÃO COM ADVENTO DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

1610 palavras 7 páginas
ARTHUR PALULIAN – 30545
LUCAS LAMOUNIER FARIA - 30691
MARCO TÚLIO MESQUITA - 30856
TÚLIO PASSOS LOPES - 30424
VITOR MARCOLIN – 30491

MUDANÇAS NA COMPUTAÇÃO COM
ADVENTO DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

.

Itajubá
2014

ARTHUR PALULIAN, LUCAS LAMOUNIER FARIA, MARCO TÚLIO MESQUITA, TÚLIO PASSOS LOPES, VITOR MARCOLIN

MUDANÇAS NA COMPUTAÇÃO COM
ADVENTO DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Bacharelado em Engenharia da Computação, pela Universidade Federal de Itajubá.

ITAJUBÁ
2014

RESUMO A ideia de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização de servidores e computadores para o armazenamento e o processamento de informações através da Internet. Os dados que estão armazenados em nuvem podem ser acessados em qualquer lugar do mundo. De modo geral, a computação em nuvem pode ser dividida em dois componentes: o processamento e o armazenamento de dados. O processamento de dados em aplicativos ou programas que são acessados nos servidores é a forma menos utilizada e conhecida da computação em nuvem. Através dela é possível editar apresentações, textos, planilhas e outros tipos de documentos sem precisar ter certo programa instalado no computador, necessitando somente do navegador e de conexão à Internet. O exemplo mais conhecido atualmente é o Google Drive, que permite a edição em tempo real de diversos tipos de documento, armazenando-os na nuvem.
A segunda categoria de computação em nuvem é o armazenamento de dados. Esta é a forma mais conhecida pelos usuários da computação em nuvem. Inicialmente, os primeiros serviços de armazenamento começaram nos e-mails. Hoje, existem diversos serviços que são focados apenas para o armazenamento em nuvem.

Sumário

1. INTRODUÇÃO Computação em nuvem é uma tendência recente de tecnologia cujo objetivo é proporcionar

Relacionados