Projeto cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2
2. JUSTIFICATIVA 3
3. PROBLEMATIZAÇÃO 3
4. OBJETIVOS 4
4.1 OBJETIVO GERAL 4
4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS 4
5. REFERENCIAL TEÓRICO 5
6. METODOLOGIA 9
7. RESULTADOS ESPERADOS 9
8. ORÇAMENTO 10
9. CRONOGRAMA 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO

A maior ignorância dos homens de negócio esta no desconhecimento de quem são seus clientes, por isso,conhecerem o que querem os consumidores e como eles tomam suas decisões sobre a compra e fundamental para que as organizações tenham êxito em seu mercado, porém e preciso monitorar permanentemente o comportamento de compra do consumidor.
O conhecimento das variáveis de influência sobre o comportamento de compra é importante para que os empresários qualifiquem seus produtos e serviços,considerando efetivamente os desejos e necessidades do consumidor. Nesse sentido, o presente projeto irá tratar dos fatores sociais que influenciam o processo de decisão de compra dos consumidores do município de Rio Branco.
Algumas teorias foram desenvolvidas com o objetivo de compreender e explicar os processos que levam ao comportamento do consumidor, portanto, para se entender o comportamento doconsumidor e como os fatores sociais influenciam na sua avaliação é preciso mergulhar um pouco mais fundo e compreender como se estabelecem as atitudes dos consumidores. O referido projeto visa esclarecer os fatores sociais e como eles influenciam os consumidores de Rio Branco.










2. JUSTIFICATIVA
O mercado muda constantemente, assim como a mente do consumidor e para que sepossa entender o comportamento do consumidor, será necessário primeiramente entendermos os reais motivos que os levam às compras.
O interesse do pesquisador por esse tema se deve ao fato de o mesmo observar a dificuldades de manter os clientes fiéis, ou seja, foi percebido que mesmo oferecendo serviços e bens de qualidades os clientes tem dificuldades em se manter fiel a uma determinada empresapelo fato de serem muito influenciados pelos fatores sociais.

3. PROBLEMATIZAÇÃO
Considerando o Comportamento do consumidor e que os fatores sociais, como as famílias, os grupos de referências, papéis e status exercem grande influência no comportamento dos consumidores fica a indagação de como os fatores sociais influenciam no processo de compra dos consumidores do município de Rio Branco?4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL

Interpretar o comportamento do consumidor do município de Rio Branco, quanto aos fatores sociais que influenciam na decisão de compra.

4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
O projeto especificamente visa estudar através de material bibliográfico:
- Grupos de referencia;

- Família e amigos;

- Papéis e status;5. REFERENCIAL TEÓRICO
Inicialmente conceituando o comportamento do consumidor, podendo ser tratado no presente projeto por Cliente, entende - se que Consumidores são pessoas que compram bens e serviços para si mesmos ou para outros, ou seja, e o estudo das atividades físicas e mentais dos indivíduos ou grupos quando selecionam, compram, usam e descartam produtos, serviços, idéias ouexperiências para satisfazer necessidades e desejos.
O consumidor e influenciado por vários fatores, porem o fator principal abordado nesse projeto será o fator social, como grupos de referencias, família, papéis e status.
Os grupos de referências consistem em todos os grupos que exerçam uma influencia direta ou indireta sobre as atitudes ou comportamento do consumidor. Segundo Cobra “cadaindividuo recebe influencia do seu grupo de referência” (1997 p.56).
Os grupos que exercem influência direta são denominados de grupos de afinidades, e podem ser classificados em primários e secundários. Grupos primários são constituídos pela família, pelos amigos, pelos vizinhos e pelos colegas de trabalho, com estes grupos as pessoas interagem mais continuamente e são informais. Já os grupos...
tracking img