Projeto cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Intervenção Comunitária
Tema: Cidadania e Participação
Título: “Plantando um Jardim de cidadania na Ilha das Flores”

Identificação
O Projeto Plantando um Jardim de Cidadania na Ilha das Flores é uma iniciativa das alunas do Curso de Serviço Social em Parceria com a Líder, empresa de Construção Civil; O mesmo estará sob a coordenação da aluna Lucinéia C. Sousa que contará com aaluna Milena na execução e, ainda, a equipe de técnicos da empresa Líder, bem como com o apoio de agentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outras lideranças. Este projeto propõe uma análise mais concreta da realidade social da Comunidade de Ilha das Flores, situada no Bairro de Arquipélago na cidade de Porto Alegre, na qual reside uma população desprovida dos Direitos Sociais Básicos,garantidos na Constituição Federal, objetivando orientar e conduzir essa população no resgate de sua dignidade.

Justificativa
O Sistema Capitalista Selvagem, em sua trajetória tem modificado a economia, gerando relações desiguais entre os homens; na era da Pós- modernidade em que o ter prevalece sobre o ser temos assistido a um espetáculo deprimente: a decadência da humanidade em função do lucro; éa autonomia e poder dos detentores dos bens e capitais X a submissão da massa dos excluídos, que sem perspectivas, sob o “apartheid” do Capitalismo, tem se submetido às condições mais severas e sub-humanas de vida, participando de uma luta desigual.
A Constituição Federal reza em seu Capítulo II, artigo 6º que são Direitos Sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, olazer, a segurança, a previdência social...Na Comunidade de Ilha das Flores percebe-se uma demanda muito grande por parte de sua população que é a inexistência de infraestrutura; nela não há saúde, habitação educação, lazer ou qualquer serviço público, ou seja, falta-lhe a garantia dos seus Direitos Sociais Básicos. A população vive em casas miseráveis sobre palafitas, exposta às doenças esobrevivendo de alimentos retirados do lixo, disputados com os porcos.
O Projeto “Plantando um Jardim de Cidadania na Ilha das Flores” constitui-se numa tentativa de minimizar as mazelas sociais enfrentadas por estas famílias e devolver-lhes a dignidade, despertando-lhes à consciência do direito democrático, do conhecimento e acesso ao poder público, bem como a qualquer outra instância para reivindicar osseus direitos, suas necessidades, transformando a sua realidade. Através desse projeto poderemos proporcionar uma melhor distribuição de renda para estas famílias, promover uma capacitação participativa inserindo-as no mercado de trabalho,dentre outras mudanças. Vale ressaltar aqui o papel do assistente social nesse contexto, enquanto agente capaz de promover a reflexão e intervir para a mudançadessa população, identificando, definindo e compreendendo os processos e fenômenos no âmbito da comunidade supracitada.

Objetivo geral
Despertar nos habitantes da Ilha das Flores a conscientização de sua condição sujeito social, para torná-los verdadeiros agentes de transformação de sua realidade, o que significa o resgate de sua dignidade.

Objetivos específicos
* Mobilizar a sociedadecivil e lideranças para um debate acerca das questões sociais na Ilha das Flores na perspectiva da busca de soluções para as mesmas;
* Debater acerca dos Direitos Sociais Básicos com a comunidade e de suas garantias;
* Desenvolver ações concretas para minimizar/solucionar os problemas de infraestrutura observáveis;
* Informar e orientar a comunidade de Ilha das Flores quanto aexistência de programas e políticas públicas para a população de baixa renda;
* Inserir esta população no âmbito das políticas públicas, proporcionando-lhes melhoria de vida e acessibilidade na sociedade;
* Proporcionar o ingresso de pessoas das famílias no mercado de trabalho;
* Garimpar apoio técnico e financeiro para custeamento das despesas
* Proporcionar lazer, educação e etc. para...
tracking img