Projeto cem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto cem
[pic]






“A criatividade é a ordem natural da vida. Vida é energia: pura energia criativa”. JULIA CAMERON


1.Introdução

No mundo atual, a capacidade para encarar os desafios com criatividade é uma qualidade que se exige de todos. As pessoas cujos recursos para lidar com a vida se limitam à repetição daquilo que aprenderam com os pais e professores sofrem defasagemdo seu potencial criativo, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional.

Por outro lado, preocupações e tensões do dia-a-dia tornam a vida do ser humano cada vez mais robótica. O objetivo tornou-se apenas “fazer para alcançar resultados”. Há pouco tempo para perceber suas emoções, relaxar e refletir sobre a vida. Essas tensões acumuladas no corpo bloqueiam a energia vital, o que limita acriatividade.


2. Justificativa

Segundo Julia Cameron[1], o bloqueio da criatividade acontece por inseguranças, medos, excesso de preocupações, inibição de sonhos, desejos e sentimentos. De acordo com ela, pintores, donas de casa, jovens, músicos, advogadas, empresárias, todas as pessoas podem levar uma vida mais criativa. Basta desenvolver a capacidade de introspecção, de expressão desentimentos e a autoconfiança.

Todo processo criativo é potencializado quando o indivíduo possui autoconhecimento, capacidade de concentração e de estar presente.

O autoconhecimento fortalece o ser humano, ajuda-o a eliminar barreiras pessoais aparentemente insuperáveis, permite uma maior habilidade para lidar com as emoções, o que rompe com o comportamento de imitação e torna sua expressão maisverdadeira.

A capacidade de concentração e de estar presente proporciona não só a autoconsciência, mas também a percepção do coletivo, aspecto fundamental nos trabalhos em equipe.

As técnicas que serão utilizadas permitirão ao participante expandir sua capacidade criativa através da expressão corporal e emocional.


4.2. Meditações ativas



As meditações ativas foram criadas paracapacitar o ser humano a expressar com consciência seus sentimentos reprimidos e, posteriormente, alcançar um estado meditativo que o possibilita observar e, por consequência, mudar padrões habituais. Através delas, o participante entrará em contato com seu corpo, obtendo, assim, sensações e percepções a respeito de si mesmo.

Elas fortalecem, energizam e são antidepressivas.


4.3.Sensibilização Corporal


As aulas de sensibilização corporal, através de respiração e técnicas de manipulação, permitirão ao participante a consciência não só das tensões existentes em seu corpo, mas também do seu potencial de energia, o que ampliará sua capacidade de ter uma vida mais satisfatória e criativa.


4.4. Dinâmicas de grupo


Serão realizadas dinâmicas de grupo através deteatralizações e troca de experiências entre os participantes a partir de temas propostos.

O objetivo é fazer o indivíduo entrar em contato com suas dificuldades, medos e anseios em cumprir expectativas que o afastam do que realmente possa lhe satisfazer. A partir da conscientização desses padrões e da reflexão sobre seus próprios valores, o participante terá mais facilidade em fazer escolhas pessoaisprazerosas.






5. Contrapartida


A Instituição proporcionará aos seus freqüentadores um trabalho que desenvolverá maior nível de criatividade, de expressão corporal, motivação, vitalidade e relaxamento.



6. Público Alvo


Frequentadores da Instituição. Serão criadas três turmas com público-alvo diferenciado, sendo estes:
- Jovens entre 12 e 19 anos;
- Mulheres adultas;- Adultos em geral.

O projeto possui capacidade máxima para 30 pessoas, tendo em vista ter um espaço físico adequado.

Observação: Será feita uma entrevista prévia para verificar se o trabalho proposto será benéfico para o interessado.



7. Carga horária


O projeto acontecerá em 3 (três)sessões semanais de 2(duas) horas cada, totalizando 6 horas por semana. Cada sessão será...
tracking img