Projeto carnaval

5. PROJETO

Tema: O Carnaval do Brasil.

Turma: 4º ano do Ensino Fundamental.

Duração: 40 h.

Justificativa:
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e/ ou foliando e apreciando revistas e jornais. Vivenciam também experiências e interagem num contexto de:conceitos, gostos e costumes formando suas ideias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval do Brasil", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças, respeitando suas necessidades, curiosidades e ideias.

Objetivo Geral:
Através desse projeto, levar a criança a interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social,formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias.

Objetivos Específicos:
*Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
*Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
⃰ Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
⃰ Conscientizar as crianças nosentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
*Desenvolver o gosto pela leitura;
*Trabalhar o raciocínio e a memória;

*Desenvolver a linguagem oral e a escrita;*Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
*Estimular o ritmo;
*Despertar e educar a atenção e a observação;
*Proporcionar liberdade de auto-expressão;
*Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espíritocriador;
*Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
*Trabalhar com seqüência de numeração;
*Desenvolver a percepção usual do número;
*Estabelecer regras para o jogo.

Referencial Teórico do projeto:
No Brasil, o Carnaval é uma manifestação da cultura popular. E, justamente por ser uma festa popular, recebe influências do folclore e das crenças regionais, adquirindotraços característicos de cada localidade.
O maior festejo do país acontece em Salvador onde o Carnaval é caracterizado por desfiles de blocos ao longo da orla marítima. São seis dias de folia, cujo público estimado é de aproximadamente dois milhões de pessoas, sendo desses mais de 600 mil turistas. O Rio de Janeiro, por sua vez, é o berço de criação das escolas de samba, que são osalicerces do Carnaval na região sudeste. Já São Paulo, traz em seu festejo atual com escolas de samba e trios elétricos características dos antigos cordões, animados por batuque e choro.
 
A opinião do povo explode igualmente, e com um vigor decisivo no tríduo carnavalesco. Não apenas nos ditos chistosos, nas fantasias, nos cartazes e estandartes dos clubes, blocos, ranchos,escola de samba (...) mas, sobretudo nas letras dos sambas e dos ‘frevo-canções’ que por isso mesmo caem no gosto do povo.
(BELTRÃO, 2001, p.224)
 
Toda e qualquer manifestação popular promove a interação social. Há um emissor interessado em transmitir suas idéias, intenções e argumentos a

determinado público.Portanto, para que haja interação social necessariamente deve haver processo de comunicação.
 
Quando interagimos através da linguagem, temos sempre objetivos, fins a serem atingidos, há relações que desejamos estabelecer, efeitos que pretendemos causar, comportamentos que queremos desencadear, isto é, pretendemos atuar sobre os outros de determinada maneira, obter delesdeterminadas reações (verbais ou não-verbais).
(KOCH. 1995, p.29)
Segundo KOCH (1984, p.19) toda ação verbal dotada de intencionalidade pode ser considerada um discurso, ou seja, um composto de argumentações: um texto, um monólogo, um diálogo, uma música, uma expressão artística ou literária, etc. A...
tracking img