Projeto caprinocultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A caprinocultura e a ovinocultura têm mostrado nos últimos anos ser uma atividade agropecuária de extrema importância para algumas regiões brasileiras. Reconhecidamente no Nordeste já mostrou sua potencialidade e sua promissão em ser uma atividade que se adapta bem às adversas condições climáticas da região. Não obstante no Nordeste, nos últimos anos, vem ocorrendo umcrescimento significativo da ovinocultura principalmente nas regiões sudeste e centro-oeste, respectivamente 106,9% e 36,5% no período de 1999 a 2008, segundo o Anualpec 2008. Já a caprinocultura apresentou maior crescimento na região Sul (109%) enquanto o Nordeste, com 90% do rebanho nacional, apresentou redução de 8% no mesmo período.
O atual crescimento das atividades relacionadas à caprinos eovinos está diretamente ligado ao crescimento e diversificação do mercado consumidor desses produtos. Entretanto este crescimento só não é maior por causa da desorganização da cadeia. O setor vive, apesar de todo crescimento, um descompasso de produção, qualidade, volume e freqüência de colocação do produto no mercado. E por esses e outros motivos é que se tem visto a entrada de produtos importadospara suprir essa carência no mercado brasileiro.
Como todo setor produtivo muitas são as dificuldades para a organização da cadeia de produção, o que se constata também na caprinocultura e a ovinocultura. O que preocupa é que a desorganização do setor reflete, em parte, a desorganização dentro das propriedades. Por exemplo; para se firmar um contrato com comprador de carne ou leite, éfundamental garantir qualidade, volume e principalmente constância de fornecimento para que os consumidores possam ter sempre a disponibilidade do produto. Para que esse fornecimento aconteça, o produtor precisa se organizar dentro da propriedade para garantir ao mercado um produto que, além de atender as expectativas do consumidor, seja oferecido de forma freqüente. Um produto homogêneo, em quantidade equalidade tem faltado no mercado principalmente para os consumidores que se dispõem a pagar um diferencial por essas características (04/11/2008 - Vinícius Pereira Guimarães - Pesquisador DCR Funcap/Embrapa Caprinos / Fernando Henrique M. A. R. Albuquerque - Analista Embrapa Caprinos).
Vale ressaltar que 94% do rebanho nacional está na região Nordeste, onde prevalecem condiçõesedafo-climáticas favoráveis. Nessa situação os caprinos assumem uma grande importância social, pois chegam a ser a única fonte de renda em determinadas circunstâncias e deles depende a sobrevivência de muitos nordestinos. Porém, talvez até mesmo associado a esse papel, mesmo no Nordeste raras vezes a caprinocultura é vista como uma atividade empresarial e é freqüentemente considerada uma atividade banal, e nãouma atividade pecuária de grande potencial econômico.
O próprio nordestino, criador de "bode", evidencia claramente o seu preconceito, associando uma imagem de maior status ao criador de bovinos, renegando a espécie que de fato o sustenta. Nas demais regiões do país, onde o efetivo é muito menor, muitos assimilam de maneira distorcida o conceito de "rusticidade" dos caprinos, imaginandoque, se no Nordeste, onde as condições são precárias, se produz "bode", os resultados obtidos em condições mais "favoráveis" seriam muito melhores. A realidade não é bem essa, e sob certos aspectos é mais difícil criar caprinos nas tais condições "favoráveis".
Alguns conceitos vêm transformando radicalmente as atividades pecuárias de interesse
econômico, deve-se enfocar: - o "agronegócio dacaprinocultura", onde o objetivo não é produzir mais cabritos ou kg de carne por área ou por matriz: o objetivo é produzir mais lucro para o empresário. O perfil dos consumidores de caprinos vem se alargando, com a inclusão da carne no cardápio das classes mais favorecidas das capitais e grandes cidades. Diante disso, a indústria frigorífica vislumbra uma grande oportunidade com os pequenos...
tracking img