Projeto capoeira itinerante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Grupo Capoeirarte
(Contramestre B2)





Projeto
A Capoeira itinerante











Fortaleza, 2009


ENTIDADE PROPONENTE:


Entidade: Grupo Capoeirarte

CNPJ: 09.411.766/0001-33

Natureza Jurídica: Associação Civil, entidade jurídica de direito privado, sem finalidade lucrativa.

Fone: (85) 3474-0745 cel: (85) 8822-1949



Titular da Instituição: CarlosHumberto Ferreira Corrêa (Contramestre B2)

Cargo: Presidente



Endereço da instituição:

Logradouro: Rua Três Nº: 27 Complemento: -

Bairro: Barroso - Messejana Cidade: Fortaleza Estado: CE CEP: 60865-170



PERÍODO DE REALIZAÇÃO / DURAÇÃO: O Projeto Capoeira Itinerante será implantado em 2010 e serádesenvolvido durante 06 (seis) meses, podendo ser renovado semestralmente.

LOCAL: Projeto itinerante percorrendo diversas localidades e escolas da rede municipal de ensino e comunidades carentes do Município de Fortaleza - CE.


PÚBLICO BENEFICIÁRIO: Será formado preferencialmente por jovens e adolescentes de ambos os sexos, regularmente matriculados na rede municipal de ensino epertencentes à faixa etária dos 05 aos 29 anos. Ao longo do projeto, o fluxo estimado é de cerca de três mil pessoas, abrangendo alunos, familiares, educadores, professores, artistas, pesquisadores, entidades de militância negra, entre outros.


CARGA HORÁRIA: 200 horas/aula



Sumário

1. Apresentação
2. Justificativa
3. Histórico da Instituição
4. Objetivo Geral
5. ObjetivosEspecíficos
6. Metas
7. Metodologia
8. Público alvo
9. Estratégias
10. Avaliação do Projeto
11. Comunicação do Projeto
12. Cronograma de Ações
13. Contrapartidas da Instituição
14. Orçamento Físico-Financeiro
15. Conclusão






















1. Apresentação


O Projeto Capoeira Itinerante foi idealizado e criado pelo Grupo Capoeirarte, coordenado por CarlosHumberto Ferreira Corrêa (Contramestre B2). Esta iniciativa consiste em uma proposta educacional de arte e cultura itinerante, que visa percorrer comunidades carentes do Município de Fortaleza, promovendo o desenvolvimento humano, o pensamento artístico-cultural, a percepção motora e a consciência corporal através de oficinas, palestras e workshops na área da capoeira e tradições afrodescendentes.Seus idealizadores pretendem implantar o projeto nos bairros Parque Itamarati, Esse, Ancuri, João Paulo II, Sítio Estrela, Alto alegre e Fernando de Noronha, localizados na região da grande Messejana, periferia de Fortaleza.
Entre as diversas atividades, o Projeto Capoeira Itinerante tem como base de sustentação seis pilares principais, que se destacam como excelentes ferramentas de inclusãosocial. A saber: a musicalização, o maculêlê, a expressão corporal, os exercícios e movimentos de capoeira, a história da capoeira no Brasil e as rodas de capoeira.
Além dos fatores previamente citados, o Projeto Capoeira Itinerante é pautado na cultura que se expressa através da capoeira como elemento indutor de cidadania, democracia e outros valores fundamentais na construção e lapidação do caráterhumano e de novos sentidos para a harmonia social.

2. JUSTIFICATIVA

O crescente avanço do atual modelo de produção e consumo da economia globalizada, visando garantir a circulação das mercadorias para acumulação de capital, tem contribuído diretamente para o aumento da pobreza, da destruição da identidade cultural e dos índices negativos decorrentes desta situação como: a criminalidade, afalta de oportunidades, a exclusão social e o envolvimento com as drogas.
Essa lógica, além de representar um risco à sociedade, tem reduzido a capacidade de intervenção das políticas públicas dos governos municipais, estaduais e federal, submetendo a maioria dos Estados brasileiros a um eminente caos urbano, onde os principais atingidos são as crianças e jovens residentes em comunidades...
tracking img