Projeto campo cidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto: Integração campo – cidade

Justificativa

A escola é responsável pela educação formal de um indivíduo e, consequentemente, da sociedade uma vez que é facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. A população está envolvida, cada vez mais, com o progresso das novas tecnologias e com os cenários urbanos perdendo dessa forma a relação natural com a terra e suas culturas.Com o avanço das novas tecnologias é difícil prever o impacto, mas já pode antever alguns transtornos como maior facilidade e rapidez de acesso à informação e favorecimento a tendência de fronteiras cada vez menos demarcadas em relação ao meio ambiente, uma vez que trabalha “em rede”.
No ambiente urbano das médias e grandes cidades, a população está cada vez mais envolvida com os cenáriosurbanos. O shopping center, por exemplo, passa a ser normal na vida dos alunos e os valores relacionados com a natureza não tem mais ponto de referência na sociedade contemporânea.
Em uma forma abrangente de educação, a educação ambiental propõe atingir todos os cidadãos através de um processo pedagógico participativo e permanente que procura vínculo com o educando conscientizando-ocriticamente sobre a questão ambiental. O relacionamento da humanidade com a natureza tem chegado a ponto elevado em uma forte pressão exercida sobre os recursos naturais.
Atualmente, a contaminação dos cursos da água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente são comuns. Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar ocomportamento do ser humano com a relação que estabelece com a natureza no sentido de promover, sob um modelo de desenvolvimento sustentável compatível com as práticas econômicas e administrativas planejada dos recursos naturais do nosso país, impedindo a exploração prejudicial, destruição ou negligenciação destes recursos. Entende-se por modelo de desenvolvimento sustentável o processo que afirmauma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar às gerações futuras e em ocasião oportuna atender as necessidades das gerações atuais.

Objetivo Geral

O objetivo do Programa Semeando é conduzir ações educativas nas escolas, para desenvolver o entendimento e a compreensão das relações entre o campo, a cidade e o meio ambiente, dentro de um  contexto de cidadania equalidade de vida.

Objetivo Específicos

• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
• Combinar leitura, informações, experimentações e registros para coleta, organização e discussão de fatos e informações.
• Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para aconstrução coletiva do conhecimento.
• Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.
• Conhecer a relação do homem com a natureza.
• Enfatizando as ações destruidoras, a fim de despertar no aluno uma consciência crítica e preservacionista, capaz de perceber a necessidade de uma mudança de comportamento do ser humano com o ambiente do qual fazparte.
.
Metodologia

Passeio para observar a diferença entre campo e cidade e conhecer mais sobre aspectos relevantes presentes no meio ambiente. Filme “Wall-E” da Walt Disney. Trabalho em grupo reutilizando materiais recicláveis. Leitura do livro “Uma passeio pela fazenda” fornecido pelo Programa Semeando. Ilustração. Produção de texto.

Atividades desenvolvidas

Para aguçar acuriosidade e despertar o interesse dos alunos sobre o tema a ser desenvolvido foi promovido, em agosto deste ano, um passeio ao Parque Mariano Procópio, localizado em Juiz de Fora. Fundado em 1915, é o primeiro museu surgido em Minas Gerais por Alfredo Ferreira Lage e abriga um dos principais acervos do país. Além do conjunto histórico, conta com um acervo natural de grande importância ecológica,...
tracking img