Projeto cama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INFLUÊNCIA DA PORTA DO QUARTO NA ESCOLHA DA POSIÇÃO NA CAMA. Juliana Peixoto Pizano, Sandro Caramaschi, Beatriz Zanichelli Sonego – Psicobiologia – Psicologia - Departamento de Psicologia – Faculdade de Ciências – Campus de Bauru

Atualmente está bem estabelecida que a ação conjunta dos hemisférios cerebrais é essencial para a expressão plena da consciência. A lateralidade do SistemaNervoso Central ou a predominância de um hemisfério cerebral sobre o outro é um tema muito estudado desde que Paul Broca e Carl Wernicke, em 1861 e 1874, respectivamente (Apud FÁVERO; SANCHEZ; BENTO; NASCIMENTO, 2005) descreveram áreas dominantes para a linguagem no hemisfério esquerdo, mas somente com o surgimento dos exames de imagem funcional foi possível entender melhor este funcionamentoassimétrico. Estudos demonstram que há diferenças funcionais entre os hemisférios direito e esquerdo e que é possível uma divisão de funções conforme o quadro abaixo:














Tabela 1: Funções responsáveis pelo hemisfério cerebral esquerdo e direito


Segundo BRANDÃO (2001), o hemisfério esquerdo é especializado na linguagem, análise lógica e dedução, raciocínio simbólico e abstrato. Ohemisfério direito, por outro lado, é dominante na visualização espacial, na memória para reconhecimento facial e outros estímulos complexos não-verbais. O hemisfério direito possui um sistema particular de linguagem, que não se expressa através da fala; ele é responsável pelos aspectos emocionais da comunicação.
Determinar clinicamente esta assimetria cerebral pode não ser tarefa fácil.Além dos vários níveis de intensidade de predominância hemisférica, ela pode ser diferente em um mesmo indivíduo, para os diversos membros e órgãos sensoriais, de tal modo que pode haver lateralidades cruzadas para diferentes órgãos e funções. Mais comumente, para se descrever a lateralidade, examina-se a dominância dos membros superiores, inferiores e do sistema ocular. A lateralidade é manifestadatoda vez que um dos lados do corpo responde mais rapidamente a ações do que o outro, como, por exemplo, acenar, piscar e cruzar as pernas. As decisões são na maioria das vezes instantâneas e inconscientes.
A população de seres humanos apresenta preferência para a destreza. Embora o fato não tenha sido até hoje bem explicado, podemos pensar que os valores sociais possam ter sido um dosfatores condicionantes da preferência pelo lado direito. Em diversas línguas existem conotações desfavoráveis para designar canhotos, como em inglês sinister (sinistro), em francês, gauche (desajeitado), em espanhol zurdo (aquele que vai pro lado errado). Até mesmo na bíblia existem referências quanto à possível lateralidade de Deus, que seria destro e o demônio por sua vez, canhoto. No hinduísmo oubudismo a mão direita é limpa, em qualquer tribunal do mundo as pessoas juram a verdade com a mão direita. Isso pode explicar o motivo de, por muito tempo, pais e professores forçarem crianças canhotas a adotar preferências laterais destras.
A manifestação da lateralização em função do gênero não se resume apenas em atividades cotidianas corriqueiras e parece envolver processamentoemocional não conscientizado. Assim, é significativa a demonstração de que maior número de mulheres destras pegue ursinhos de pelúcia colocados à esquerda quando lhes é dito que eles (o da esquerda e o da direita) precisam de conforto, embora peguem da direita quando se tratam de bolas (HORTON, 1995). Estudo parecido foi realizado em meninas de 2 a 6 anos, e os resultados mostraram que, em se tratando desuas bonecas, as meninas preferem segurá-las do lado esquerdo do corpo. A pesquisa apresentou resultados significativos a partir de meninas com 3 anos de idade, o que sugere a hipótese de uma emergência jovem deste tipo de comportamento na ontogênese humana (GODEL, 1996). Em O macaco Nu (MORRIS, 2004), as mães seguram os bebês do lado esquerdo do corpo porque as batidas do coração seriam...
tracking img