Projeto bulling

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Bullying: diga não as ameaças, tiranias, opressões, intimidações e humilhações.
APRESENTAÇÃO
 
Este projeto será desenvolvido na Escola x .na turma x com cerca de x alunos, tendo como temática central a reflexão sobre o Bullying tanto na escola, como na sociedade em geral. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneirarepetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projetovisa  discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.
 
 
JUSTIFICATIVA
 
 
A prática do Bullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vitimas.
 
Discutir as questões ligadas a prática do bullying com toda acomunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tonto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.
 
A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão,pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. "O fato de ter conseqüências trágicas - como mortes e suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema", aponta Guilherme Schelb, procurador da República e autor do livro Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil.
 
 
OBJETIVO GERAL
 
Pesquisar erefletir sobre as causas e conseqüências do bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.

Objetivos Específicos
 
* Discutir com os alunos as principais causas de bullying.
* Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o bullying na unidade escolar.
* Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobreas práticas de violência no espaço escolar.
*  Discutir o respeito as diferenças no espaço escolar.
* Construir uma proposta de regras de convivência e contra o bullying na unidade escolar.

OBJETIVOS
* Este projeto visa à valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas, levando à sensibilizaçãoenquanto cidadão e cidadã.
* Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula
* Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras. Reconhecer que, vivemos em comunidades e a  boa educação e boas maneiras fazem parte da nossa convivência.
* Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberemalgumas atitudes que causam a indisciplina.
* Motivá-los para entenderem que a prática da leitura faz parte da construção do conhecimento de um cidadão e  com o conhecimento é mais difícil de ser manipulados.
* DESENVOLVIMENTO
*  
* TEMA : Como posso ser melhor enquanto cidadão
*  Perceber a importância do outro na nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas,desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os portadores de necessidades especiais, as crianças de outras raças e culturas.
*  
* Tema :Bullying
*
*  Visa a incentivar a escola a diagnosticar e implantar ações de redução ao comportamento agressivo, intimidante e discriminatório, causador de desequilíbrio na relação de poder entre os estudantes. Busca despertar...
tracking img