projeto brinkedoteka

2849 palavras 12 páginas
BRINQUEDOTEKA
Bora lá brincá !!!

“Toda criança tem o direito de brincar.”
(Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA)

Antiga sede da Brinquedoteka. (Maio / 2010)

Executora:
Deborah Ferrante Pizzatto
Bióloga
INTRODUÇÃO

A brincadeira é coisa séria, principalmente no que se diz respeito ao desenvolvimento da criança. Brincando a criança descobre o mundo, o seu corpo, favorece sua auto estima, aprende a lidar com frustrações e desenvolve sua autonomia.

Que criança saudável não gosta de subir em árvores? (Junho 2010)

Brincando também a criança aprende a respeitar regras, mesmo que essas regras não sejam apresentadas claramente. Ao brincar de “mãe e filha” a criança que faz o papel de mãe tem que ter atitudes de uma mãe; a que faz o papel de filha, as de uma filha. (Pastoral da Criança 2005). São regras que estão subtendidas na brincadeira e para ter graça a criança tem que seguir essas regras.

Eles adoram os fantoches. (Abril / 2010) A criança que é livre para escolher como e com o quê quer brincar começa a aprender a fazer coisas por conta própria, se torna capaz de decidir o que é melhor para ela em determinados momentos, descobre o que gosta o que não gosta de fazer, isso contribui na sua formação como cidadão crítico. Ao brincar com os pais ou com outras pessoas mais velhas da família permite o resgate de brincadeiras antigas, valorizando assim a cultura e a identidade da comunidade, o que aumenta a auto estima de todos.

O balanço também é uma das brincadeiras favoritas das crianças. (Maio 2010)

A brincadeira cria oportunidades para a criança criar situações que ela mesma escolhe, como por exemplo: andar se equilibrando no meio fio, subir em uma árvore, se pendurar num galho, pular algum obstáculo. Tudo isso desenvolve o corpo físico e psíquico da criança.

Claro que o futebol não poderia faltar. (Abril 2010)

Como cita Machado (1994):
“Ao brincar, a criança pensa, reflete e

Relacionados