Projeto brasileiro de sucesso e fracasso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 OBJETIVO
Listar e analisar um projeto brasileiro de sucesso e um de fracasso.
2 INTRODUÇÃO
Saber se um projeto foi um sucesso ou um fracasso depende de quem avalia. Os stakeholders podem perceber de maneira diferente o sucesso ou o fra-casso de um projeto. Torna-se difícil estabelecer formas objetivas de medir o que é sucesso ou o fracasso devido a sua natureza subjetiva, como por exemplo,em um determinado projeto o fornecedor de equipamentos de TI considera um sucesso a sua participação no projeto, medida pelo volume de vendas para aquele projeto, mas o cliente não.
Existem padrões gerais que ajudam a definir se o projeto foi um sucesso ou um fracasso. No contexto de gerencia de projeto o sucesso normalmente esta diretamente relacionada ao fato de se alcançar alguma coisa quese desejava e que foi planejada, dentro do orçamento, dentro do prazo e adequada aos objetivos da empresa. O fracasso decorre do contrário, ou seja, os objetivos esperados não foram alcançados.
No Brasil 53% dos projetos são bem sucedidos, 21% fracassam e 20% dos projetos têm sucesso parcial, onde em projetos de TI, 73% dos fracassos são causados pelas freqüentes mudanças de escopo, 51% dosfracassos são causados por prazos inexeqüíveis e 27% dos fracassos ocorrem por estudo de viabilidade in-correto ou incompleto (Standish Group (CHAOS Report) e Archibald & Prado 2006).
Determinar o fracasso ou o sucesso depende do estabelecimento de pa-drões de desempenho que permitem comparar os resultados obtidos com as metas traçadas.

3 PROJETO BRASILEIRO DE SUCESSO
Uma das maiores companhiasdo mercado de cosméticos do Brasil, O Bo-ticário começou com uma pequena farmácia de manipulação em Curitiba, Paraná. A idéia para o projeto surgiu após um curso que Miguel Krigsner participou, em Porto Alegre, onde a manipulação artesanal de medicamentos começava a ser redesco-berta, dando ao paciente uma opção de tratamento personalizado dentro da derma-tologia.
O projeto desenvolvido emconjunto com um colega de faculdade e dois médicos dermatologista. Krigsner começou o negocio com a apenas R$6 mil e o aumento das receitas levou a produção de produtos próprios, já com a marca da companhia.
Inicialmente, mais do que uma simples farmácia, o negócio possuía uma ambiente agradável onde os farmacêuticos e proprietários faziam parte do atendi-mento, transmitindo, assim, uma imagem deseriedade e segurança.
Em pouco tempo, principalmente pela propaganda informal e pela sua qualidade, os produtos passam a ter uma alta procura. O desenvolvimento da deo-colônia, a marca entra definitivamente no mercado da perfumaria nacional, tornando-se imediatamente um sucesso de vendas.
Com o sucesso da sua primeira loja o proprietário vislumbrou a oportuni-dade franquear a marca. No anoseguinte o Boticário inaugurou uma fábrica que com 27 funcionários que trabalhavam para produzir cerca de 400 mil unidades por ano e logo iniciou a sua expansão internacional.
Desde muito cedo O Boticário buscou não ser apenas uma empresa in-dustrial e comercial, mais um empresa beneficia milhares de pessoas com progra-mas sociais, culturais, educativos com destaque a proteção da natureza.
Outrodiferencial é integração vertical, onde a empresa é responsável pela criação, produção, distribuição e venda de seus produtos, em uma perfeita integração do negócio. A empresa também e reconhecida por investir na gestão de pessoas, no treinamento e desenvolvimento de seus empregados e da rede de franqueados, o que gera um enorme diferencial no ponto de venda. Para satisfazer o cliente, além daqualidade do atendimento, a empresa faz fortes investimentos em novas tecnologias, metodologias e de sistemas de gestão de negócios e projetos.
A empresa O Boticário é genuinamente brasileira e o seu capital é consti-tuído com 100% de recursos próprios. Entre empregos diretos e indiretos, gera mais de 12 mil vagas e possui cerca de 600 itens em seu portfólio.
O Boticário se tornou a maior rede...
tracking img