Projeto biodigestores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS – UNIFESO
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
[pic]

Biodigestores










Ives Ramos
Philipe Vivas Guerra
Jéssica dos Santos Souza
Jorge da Silva Telles
Wilson Oliveira
Leandro Ribeiro da Rocha
Ramon Bravo Rodrigues


















Teresópolis / RJNovembro/2011

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS – UNIFESO
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO







Biodigestores

Ives Ramos
Philipe Vivas Guerra
Jéssica dos Santos Souza
Jorge da Silva Telles
Wilson Oliveira
Leandro Ribeiro da Rocha
Ramon Bravo Rodrigues









Projeto de Pesquisa apresentado aoNúcleo de
Atividades Integradas como requisito para
aprovação na disciplina.
Orientador: Jose Luis Natal Chaves









Teresópolis / RJ
Novembro/2011





1. INTRODUÇÃO


Os Biodigestores solução parcial na gestão dos resíduos sólidos.

Vivemos em uma época em que a palavra de ordem é: Economia de recursos naturais.
O solo, ar, e nossas bacias hidrográficas continuamsendo agredidos de maneira contundente para  beneficiar a produção de industrias que ainda não adotaram uma postura ecologicamente correta em relação ao meio ambiente. O capitalismo e a industrialização geraram impactos ambientais em um patamar e em uma intensidade antes desconhecido pela humanidade. As fabricas tomaram o lugar da manufatura e transformaram-se em insaciáveis devoradoras dematérias primas importadas de outras regiões do planeta.
A produção industrial nos padrões que conhecemos hoje consumiu energia e gerou vapores químicos, esgotos industriais, e resíduos perigosos em progressão geométrica, inimaginável no período pré industrial.
Diante dessas expectativas pouco positivas, novas idéias surgem no cenário  para  o desenvolvimento de soluções práticas `a geração deenergia e preservação do meio ambiente, levando em consideração a viabilidade técnica e econômica.
Os biodigestores como fonte de energia tem ganhado bastante destaque no Brasil nas últimas décadas; principalmente com aumento da população mundial e brasileira. Nessa nova regra geral que se desenha, responsabilidade social e sustentabilidade são fundamentais na procura de novas formas deenergia limpas e renováveis e os biodigestores surgem como uma fonte viável de energias renováveis.
Com o aumento do consumo de carne mundial, aumentou-se muito no Brasil o confinamento de bovinos e suínos. O descarte do excremento desses animais surge como uma grande fonte de energia. China e Índia deram os primeiros passos sobre a questão dos resíduos sólidos, como no exemplo o biodigestorchinês: Construído em alvenaria, devido as dimensões modestas das propriedades,  foi desenvolvido um modelo que fica acondicionado sob a terra, para ocupar menos espaço. Este modelo tem custo mais barato em relação aos outros, pois a cúpula é feita em alvenaria, com isso sofre pouca variação de temperatura.
Já os biodigestores Indianos sua cúpula, geralmente feita de ferro ou fibra, que facilita asua locomoção. Movimenta-se para cima e para baixo de acordo com a produção de biogás. Nesse tipo de biodigestor o processo de fermentação acontece mais rápido, pois aproveita a temperatura do solo que é pouco variável, favorecendo a ação das bactérias. Neles deve-se fazer uma boa pintura no metal para evitar o aparecimento de ferrugem o melhor mesmo é usar um antioxidante. Nesse caso; pensamos embiodigestores usando como matéria prima os excrementos bovinos e suínos que se tornarão alimentos dentro de alguns meses, diminuiríamos o gasto de energia, dessa forma os biodigestores estilo Indiano se tornam o mais adequando ao que nos propomos a fazer por se tratar de ser de melhor manipulação e fermentação mais rápida consecutivamente gerando energia mais rápida também.
Com isso não só...
tracking img