Projeto biodiesel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O IGCB - Instituto Grade de Ciências Básicas surgiu em 1º de março de 2006. É uma associação sem fins lucrativos, gerida por recursos das suas próprias atividades e por mensalidade de seus associados.
O Instituto está localizado na Rua Jaraguá, número 78, no centro de Schroeder.
O IGCB é voltado para atividades de pesquisa e de desenvolvimento em inovação tecnológica na área deEngenharia Biomédica e Ambiental.
As parcerias com instituições de projeção nacional e internacional garantem permanente fluxo de informações e de conhecimentos apoiando, desta forma, o desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada, a transferência de tecnologia, além de auxiliar, de forma ativa junto à comunidade local, a assistência social e a divulgação do conhecimento. Atualmentea entidade é presidida pelo Sr. Alceu Grade.
MISSÃO
Criar e desenvolver produtos e processos e prestar serviços inovadores na área da saúde com alta tecnologia e valor agregado visando melhorar a qualidade de vida das pessoas.
VISÃO
Ser, em médio prazo, um centro de referência de inovação em Engenharia Biomédica e Ambiental com parcerias consolidadas com empresase institutos de ensino e de pesquisa nacionais e estrangeiras.
VALORES
Atualização contínua de conhecimento na área de Engenharia Biomédica, aliando a pesquisa científica com o desenvolvimento tecnológico e a transferência de tecnologia.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
O Instituto Grade, trabalha atualmente em parceria com a AMVALI, a Fundação Municipal 25 de Julhode Joinville, a FUJAMA e a Prefeitura do Município de Schroeder firmaram um convênio técnico-científico para se chegar a curto ou médio prazo a uma solução para o desconforto de toda a comunidade da região, diante do desequilíbrio na quantidade de maruins.
O maruim como os outros mosquitos, se reproduz em lugares alagados, como banhados, onde existe matéria orgânica emdecomposição. É o maruim o responsável pela transmissão da virose oropoche, que deixa o paciente de cama por até doze dias, com dores no corpo, febre, e fotofobia. Mosquitos desta família são também responsáveis pela doença denominada "Língua Azul" (LA), que acomete ovinos e bovinos.
Pesquisas recentes determinaram que um dos nichos para sua reprodução são os cepos das touceiras de bananeira eas fezes de animais.
O Instituto Grade não possui uma política ambiental documentada e divulgada, no entanto, a organização se baseia nas normas da ABNT e da ANP.
A ABNT regulamenta e é responsável pela normalização técnica no desenvolvimento do biodiesel , e a ANP regulamenta, cuida das normas e fiscaliza a qualidade do consumo e da distribuição do biodiesel.
Asárea responsável pela criação de políticas socioambientais do IGCB é a de relações publicas, nos quais os responsáveis são: Diretor Executivo Eng. Carlos Roberto Fernandes e Dra. Beatriz Luci Fernandes Diretora de pesquisa e desenvolvimento
O IGCB, por atuar nas áreas de engenharia biomédica,meio ambiente, fim social e energia, possui práticas de responsabilidade social que visamauxiliar a comunidade. Nos quais destacaremos o projeto do Biodiesel produzido a partir do óleo vegetal em parceria com a Prefeitura de Schroeder
BIODIESEL
Biodiesel é um combustível alternativo, não tóxico e biodegradável que pode ser utilizado na maioria dos motores a diesel sem que haja necessidade de grandes modificações do mesmo. O Biodiesel pode ser fabricado a partir de matériasprimas, tais como o girassol, mamona, pinhão manso, óleo de fritura e o etanol o que o torna retornável e sustentável. O óleo é um dos maiores poluentes ambientais e o etanol é produzido a partir da cana de açúcar, fonte esta renovável. Dentre as alternativas de óleos vegetais para a produção de biodiesel, merece destaque a soja, cujo óleo representa 90% da produção brasileira de óleos...
tracking img