Projeto biblioteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|PROJETO PARA A BIBLIOTECA

‘A leitura não reside tão somente na leitura de um livro, mas em ler a vida e saber do mundo’.
Paulo Freire




1- NOME DO PROJETO

Biblioteca interativa: Aimaginação não tem limites; a leitura também não!

1- SER

1.2 - Município


1.3- ENFOQUE NAS TEMÁTICAS

Alfabetização e letramento

1.4. RESPONSÁVEIS

Professores de Língua Portuguesa, Artes, professor de uso da biblioteca e orientadoras educacionais.

2-INTRODUÇÃO

Por acreditar que o hábito da leitura pode ser adquirido em qualquer época da vida do estudante, elaborei esteprojeto. Pois, é através da leitura que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar nosso raciocínio e a interpretação.

Nossos alunos, principalmente do noturno, em sua maioria trabalham e não tem tempo para leituras demoradas. O que é pior ainda; é que, não tiveram uma formação ou preparação para essa habilidade tão imprescindível em nossas vidas.

Diante dessa situação,teremos que através de ações aparentemente isoladas, com características próprias, mas singelas, incentivar o gosto pela leitura, buscando parcerias com a Direção, Corpo Docente e toda a Comunidade Escolar.

03 - CONTEXTO E JUSTIFICATIVA

Qualquer projeto literário e de letramento deve-se iniciar na biblioteca; pois, além de ser o órgão de apoio mais importante a nível pedagógico de umaescola, tem que propor à sua clientela, através da novidade, algo além das suas necessidades. Tem que dar ao aluno condições para desenvolver o seu espírito de participação e permitir sua adesão no universo literário e no da pesquisa de forma natural. Também, motivar uma frequência espontânea e sábia no uso do potencial e dos seus espaços.

A oportunidade de absorver e gerar informações de formainterativa faz do aluno um agente e faz da biblioteca uma referência, dinâmica, ativa, que desperta a curiosidade, que estimula que seduz e alimenta esse agente transformador.

Dessa forma, a biblioteca passa, então, a ocupar um espaço mais significativo num contexto educacional, se fortalecendo, inclusive, politicamente. O que lhe dá condições de alçar novos vôos.

Por isso, o projeto “Bibliotecainterativa: A imaginação não tem limites; a leitura também não!” compõe-se de vários subprojetos de natureza diversificada, com o propósito pedagógico de desenvolvimento de ações específicas, direcionadas a um público alvo, que cativado, atraído para este ambiente dinâmico, passará a ver e a interagir com um mundo de informação de forma crítica e ativa.

04 - ABRANGÊNCIA

Professores eestudantes do E. Fundamental, E. Médio e EJA da E. E. Industrial São José. A maioria pertence a classe média, o que indica, devido ao capital cultural próprio dessa classe, boas condições para um aprendizado de qualidade. A família tem uma boa participação no cotidiano escolar.



05 - OBJETIVO GERAL

Transformar a biblioteca num espaço dinâmico, buscando com afinco proporcionar a sua utilizaçãocom atrações criativas, inovadoras e cativantes dentro da realidade dos educandos da escola.


6 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS


6.1. ETAPA I

6. 1. 1. “Biblioteca interativa: resultado da ação de todos”

Elaborar os subprojetos propostos ( equipe de professores de uso da biblioteca); apresentar à direção e levar para a equipe pedagógica e corpo docente, para serem reavaliados, reformuladose implantados.

►AÇÕES

❖ Elaboração dos subprojetos pelos professores de Uso da biblioteca para apreciação da Direção e reformulação dos mesmos pelo Corpo docente e Equipe pedagógica.


6.2. ETAPA II

6. 2. 1. “Treinamento do Corpo Discente”

Contextualizar e integrar o corpo discente às realidades da “Biblioteca Interativa”, proporcionando melhor proveito da utilização de seus...
tracking img