Projeto biblioteca amiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTEXTO HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
O Meprovi foi inaugurado no mês de julho de 1987, em resposta ao desafio cotidiano imposto pela realidade diante do aumento crescente de jovens e adultos se envolvendo com drogas e álcool, com a finalidade de utilizá-los como uma saída para seus problemas que enfrentam em suas vidas. Com o apoio de voluntários, empresários e representantes do poder públicomunicipal foram implementadas as condições legais, financeiras e materiais para que pudesse dar o início das atividades do trabalho do Meprovi Clínica.
Surgiu assim dessa maneira, o programa do Meprovi Clínica atendendo jovens e adultos do gênero masculino, usuários de substâncias psicoativas, em sistema de internato, visando a sua recuperação integral.
Ao passar dos anos,em 1996,quando se ampliouseu âmbito de ação, o Meprovi implantou o Programa de Atendimento á Criança e pré-adolescentes, com a perspectiva de promover a proteção de seus direitos, tendo como sua principal diretriz o aspecto preventivo. Desta maneira, o Meprovi Pequeninos, com sua proposta de convivência e fortalecimento de vínculos junto à população infanto-juvenil, residente na região leste de Londrina, sendo uma das maiscarentes do município.
O Trabalho logo se tornou um importante recurso para as famílias residentes deste bairro, que possuem uma grande dificuldade de garantir a seus filhos, segurança e atendimento básico, diante dos fatos que enfrentam em seu cotidiano como a marginalidade, violência e o desemprego.
Inicialmente os serviços prestados pelo Meprovi Pequeninos teve seu início sem nenhumainfraestrutura, apenas contando com o fornecimento de alimentação diária e orientações quanto ao reforço escolar, sendo realizado por voluntários, e assim o trabalho foi crescendo gradativamente diante de uma demanda cada vez maior.
No decorrer do ano de 1999, algumas mudanças bem significativas que vieram a acontecer na organização do funcionamento da Instituição Meprovi Pequeninos, sendo modificadosquanto à elaboração e implementação de todo o planejamento estratégico institucional, melhorando toda a estrutura de trabalho, tornando-a mais funcional e necessária ao desenvolvimento de um trabalho preventivo, na linha sócio-educativa.
Hoje O Meprovi Pequeninos conta com uma sede própria, possuindo uma ampla área coberta, com quadra esportes, refeitório, ludoteca,sala deinformática,cozinha,despensa,área de serviço,banheiros femininos e masculinos para uso das crianças e banheiro social,Sendo equipada com aparelhos de multimídia,televisores,DVD,som e computadores.
Assim a missão sócio institucional do Meprovi Pequeninos é garantir o atendimento de crianças e pré-adolescentes de 6 a 12 anos de idade, de ambos os sexos, em regime de contra turno escolar, proporcionando o desenvolvimentointegral no aspecto físico, social, educacional e psicológico, capacitando-os para o pleno exercício da cidadania, dentro de uma perspectiva cristã. Esta missão institucional traz implícita a sua postura correta e afinada conforme as Diretrizes da Política Nacional de Assistência Social e do próprio ECA/90, quando se ressalta o a criança e o adolescente como cidadãos e sujeitos de direitos.
E comisso, hoje o Meprovi pequeninos conta com uma equipe multidisciplinar, composta por 01 assistente social, 01 coordenadora pedagógica, 6 educadoras,01 cozinheira e 01 auxiliar de serviços gerais.Desta forma, o atendimento se qualificou,e hoje 60 crianças são atendidas pela Instituição,sendo 30 crianças por turno,onde frequentam as seguintes oficinas:apoio pedagógico,atividades recreativas eesportivas,educação artística,educação cristã,informática,ludoteca,dança e artes.
As crianças integrantes da entidade, também recebem devidas orientações quanto à alimentação e higiene pessoal e recebem atendimento psicopedagógico e sócio-familiar.
Por se tratar de um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, voltada para população em situação de vulnerabilidade e risco social, o Meprovi...
tracking img