Projeto belomonte e seus encargos socioambientais

3217 palavras 13 páginas
FACULDADE UNINGÁ
DEPARTAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA

Projeto Belo Monte e seus encargos socioambientais
Eder Fernando Rodrigues Palhari

Maringá, novembro de 2012
Eder Fernando Rodrigues Palhari

Projeto Belo Monte e seus encargos socioambientais

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Ciências Sociais no Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Uningá.
Prof. Dr. Lukas Toshiaki Archangelo Okado

Maringá, novembro de 2012
Projeto Belo Monte e seus encargos socioambientais
Éder Fernando Rodrigues Palhari, acadêmico do Curso de Engenharia Elétrica, 1º ano, RA: 956412
Resumo:
Em 1989, realizou-se na cidade de Altamira, no Pará, o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em contestação à construção de barragens no Rio Xingu. A primeira destas, faria parte de um complexo de cinco hidrelétricas planejadas pela Eletronorte, sendo chamada Kararaô, mais tarde batizada de Belo Monte. O organizador do evento, o líder kaiapó e cacique Paulinho Paiakan, juntamente a outros líderes como Raoni, Ailton Krenak e Marcos Terena, manifestava ali sua indignação e contrariedade às decisões tomadas com relação à Amazônia sem a participação e consentimento dos índios, seus habitantes e protetores naturais. Era o início de uma luta longa e árdua frente à ilógica intenção da construção de hidrelétricas na região.
Em 2008, na mesma cidade, realizou-se o II Encontro dos Povos Indígenas do Xingu e daí nasceu o Movimento Xingu Vivo para Sempre. Este, dentre vários outros movimentos sociais, encontram até os dias atuais intempéries aparentemente insolúveis do ponto de vista socioambiental e econômico da região escolhida para a construção de Belo Monte.
Palavras-chave: Usina Belo Monte, hidrelétricas, Rio Xingu, Xingu Vivo

1. Introdução
O projeto de Belo Monte, segundo o governo, é um dos maiores empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto de construção data desde a década de 1980, onde já

Relacionados

  • Belo monte
    213967 palavras | 856 páginas