projeto belgais

2946 palavras 12 páginas
ÍNDICE

I
INTRODUÇAO…………………………………………………………………...
2

1.1
O PROJECTO BELGAIS…………………………………………………...
2

1.2
OBJETIVOS………………………………………………………………...
3

1.3
O PROJETO MATAMUNDOS…………………………………………….
4

1.4
CORO INFANTIL DE BELGAIS…………………………………………..
5

1.5
CONCERTOS NAS ESCOLAS…………………………………………….
5

1.6
A ESCOLA DA MATA…………………………………………………….
6

II
ANÁLISE E CONCLUSÃO……………………………………………………...
6

2.1
ANÁLISE DO PROJETO BELGAIS………………………………………
6

2.2
CONCLUSÃO………………………………………………………………
9

I
1.INTRODUÇÃO
Este trabalho insere-se na cadeira de Sociologia da Cultura do 2º semestre do 3º ano do Curso de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e tem como objetivo fazer uma análise crítica do projecto cultural Belgais, com base nos conceitos de democratização cultural e democracia cultural propostos por João Teixeira Lopes no seu livro “Da Democracia a democratização Cultural”. A primeira parte deste trabalho pretende fazer uma apresentação do projecto. Está dividida nos seguintes capítulos: O projecto Belgais; o projecto Matamundo; o Coro Infantil de Belgais; Concerto na Escola; e A escola da Mata. A segunda contém uma análise crítica do projecto, e a conclusão.
1.1 O PROJECTO BELGAIS
O projecto Belgais consiste na criação de uma escola primária baseada no estudo das Artes. Esta escola piloto situa-se na aldeia da Mata, na Beira Baixa, próximo a Castelo Branco. O projeto tem como intuito edificar, à médio e longo prazo, uma acão global de intervenção cultural e social dedicado não só à população da Beira Baixa, mas a todos os que desejem fazer parte dele.
No fim da década de 90, a pianista Maria João Pires criou em Belgais um centro de ensino artístico destinado a por em prática as suas visões sobre o fazer artístico. Com o intuito, por um lado, de reunir alunos não apenas da área da música, mas de diversas áreas artísticas; e do outro a criação de uma escola primária com o

Relacionados