Projeto bd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Banco de Dados
Prof. Sérgio Ricardo Borges Júnior www.ensinalegal.net

Projeto de Banco de Dados
1. Introdução Bancos de dados são componentes importantes dos sistemas de informações de uma cooperação. O projeto de banco de dados apresenta-se com uma atividade essencial na fase de desenvolvimento de sistemas, pois todos os dados de uma cooperação estarão de alguma forma organizados e mantidosem bancos de dados. O projeto de banco de dados é decomposto em Projeto Conceitual, Projeto Lógico e Projeto Físico, conforme mostrado na figura 1.
Requisitos de Dados

Projeto Conceitual Esquema Conceitual Projeto Lógico Esquema Lógico Projeto Físico Esquema Físico
Figura 1: Etapas de um projeto de banco de dados

É errado acreditar que um modelo de dados, que passou por um processo demodelagem de dados, está finalizado. Sempre haverá modificações e novas abstrações serem incorporadas ao modelo. Atualmente, praticamente todas as metodologias de modelagem e projeto de banco de dados relacional baseiam-se no Modelo Entidade-Relacionamento (MER) introduzido por Peter Chen em 1976. No entanto, as etapas descritas a seguir não são

www.ensinalegal.net

Banco de Dados
Prof. SérgioRicardo Borges Júnior www.ensinalegal.net especificadas do MER, mais de um projeto de banco de dados independente do modelo a ser adotado. 1.1 Projeto Conceitual O projeto conceitual inicia a partir das especificações e abstrações do mundo real e resulta no esquema conceitual de banco de dados. Dessa forma, dada uma coleção de requisitos de dados, o projetista de banco de dados tem o papel decriar um esquema conceitual que satisfaça os requisitos. Um esquema conceitual é uma descrição em alto nível (geralmente gráfica) da estrutura do banco de dados e, independente do SGBD adotado para implementação. Existem várias estratégicas para projetar esquema conceitual, mais a maioria segue uma abordagem incremental, onde se inicia com um modelo derivado dos requisitos e sucessivamente se aplicammodificações, refinamentos ou novas abstrações, até se obter o esquema final. Um diagrama que represente os requisitos de dados do problema em questão é elaborado nessa fase. Esse diagrama possui o nome de Diagrama de Entidade e Relacionamento (DER) e, vários são os conceitos utilizados na sua elaboração: entidade, relacionamento, agregação, entidade fraca, atributos, entre outros. 1.2 ProjetoLógico O projeto lógico consiste no mapeamento do esquema conceitual para o modelo de dados do SGBD adotado, resultando em um esquema lógico.Um esquema lógico é uma descrição da estrutura do banco de dados que pode ser processada por um SGBD. Os modelos lógicos mais utilizados pertencem a três classes: relacional, redes e hierárquico, sendo amplamente utilizado o modelo relacional. O projeto lógicodepende do modelo de dados escolhido, mais não do SGBD a ser utilizado. Muitas vezes a escolha do SGBD é feita muito antes do projeto ter iniciado, na fase de definição do projeto. Quando o modelo de dados escolhido é o modelo relacional, na passagem do esquema conceitual para o esquema lógico, um novo diagrama é elaborado, denominado Diagrama de Estrutura de Dados (DED). Esse diagrama representaos dados modelados segundo o modelo relacional e sua implementação pode ser realizada através de uma ferramenta CASE.

www.ensinalegal.net

Banco de Dados
Prof. Sérgio Ricardo Borges Júnior www.ensinalegal.net 1.3 Projeto Físico O projeto físico inicia-se a partir do esquema lógico e resulta no esquema físico. Um esquema físico é uma descrição da implementação do bando de dados e édirecionado para um SGBD específico. Decisões tomadas nessa fase para melhorar o desempenho podem alterar o esquema lógico. Uma vez que o projeto físico é completado, os esquemas lógico e físico são expressos usando linguagem de definição de dados do SGBD adotado. O banco de dados é criado e populado e pode ser testado para se tornar operacional.

2. Transformando o esquema conceitual em um esquema...
tracking img